Arquivos

Categorias

Silom Schimidt, ex-prefeito de Santa Helena, volta a ser condenado pela Justiça

O ex-prefeito e atual Secretário Municipal de Indústria, Comércio e Administração Portuária de Santa Helena, Silom Schimidt, voltou a ser condenado pela Justiça.

De acordo com a sentença proferida pelo Juízo Criminal da Comarca local no último dia 29 de setembro, Silom Schimidt (foto) deverá permanecer detido por três anos e seis meses, informa o blog Universo da Notícia.

OS MOTIVOS

A sentença penal trata de processo em que Silom, como Prefeito de Santa Helena, no primeiro ano de seu segundo mandato em 2001, segundo a decisão judicial, autorizou fazer e pagar serviços de fotocópias no valor de trinta e quatro mil, setecentos e trinta reais e cinqüenta e cinco centavos, para um Escritório Corretor de Imóveis de propriedade de um irmão seu, sem a necessária licitação pública prevista em lei.

Na sentença o Juiz local considerou a conduta do réu como de “culpabilidade exacerbada, por ser advogado e portanto ter conhecimento jurídico do funcionamento da Administração”, condenando ainda, alem da pena de detenção à multa de cinco por cento sobre o valor irregularmente pago a ser revertido em favor da fazenda municipal.

A DECISÃO

A decisão judicial determinou o regime inicial aberto de cumprimento da pena, com as condições do réu manter-se em trabalho fixo; comparecer mensalmente ao juízo para justificar suas atividades, não freqüentar bares e casas de reputação duvidosa, não fazer uso de bebidas alcoólicas e substancias entorpecentes, comparecer a todo e qualquer ato processual que vier a ser intimado pelo juízo, não mudar de endereço ou ausentar da comarca por mais de trinta dias, sem a devida autorização do juízo, e permanecer em sua residência durante os dias da semana após as vinte horas até as seis horas do dia seguinte, e durante e durante todo o período nos finais de semana.

Da sentença proferida pelo juízo criminal da Comarca de Santa Helena, cabe recurso ao Tribunal de Justiça do Paraná.

HOJE

Silom Schimidt atualmente é secretário de Indústria, Comércio, Turismo e Administração Portuária, possui forte influência na atual administração uma vez que a prefeita é ninguém menos que sua espeosa, Rita Maria Schimidt.

Rita chegou a prefeitura após substituir o marido Silom, na reta final das eleições de 2008, quando Schimidt abandonou a disputa por temer condenações em outros processos que tramitam na justiça.

Recentemente Silom Schimidt se desligou do PP e se filiou no PSD, o partido capitaneado pelo vereador e ex-secretário de Educação e Cultura, Aldemir Guerino.

Guerino, que é líder de Rita no legislativo disse a imprensa, logo ao assumir a sigla, que “o PSD vem para apresentar a população uma nova forma de fazer política, com ética e seriedade, com novas idéias. – destacou.