O grupo Tacla Shopping de Curitiba, responsável entre outros pela construção e administração do Shopping Palladium e estruturas semelhantes em Ponta Grossa e Itajaí (SC), protocolou na última terça-feira (22), o pedido de análise do projeto de construção de um shopping Center em Foz do Iguaçu, no Oeste do Paraná. A proposta foi apresentada antes ao prefeito Reni Pereira e a secretária de Desenvolvimento Socioeconômico, Ivone Barofaldi (foto).
O empreendimento será construído às margens da Avenida das Cataratas, em frente ao Hotel Mabu, próximo ao trevo de acesso à Argentina. A estrutura terá 105 mil metros quadrados de área construída. O investimento será de R$ 210 milhões e a previsão de entrega é para 2016.
O projeto será agora analisado pela Secretaria de Planejamento que dará o parecer sobre a obra. Após a aprovação o grupo poderá dar entrada no alvará de construção. A previsão é realizar uma primeira etapa da obra, que terá 67 mil metros quadrados.
Programa – A construção vai gerar milhares de empregos diretos e indiretos, avaliam executivos do grupo. Serão aproximadamente 200 lojas, cinco restaurantes, praça de alimentação com 22 fast food, 12 lojas âncoras, seis salas de cinema multiplex e estacionamento para dois mil veículos.
De acordo com o presidente do grupo Tacla Shopping, Aníbal Tacla, o empreendimento em Foz terá 37 mil metros quadrados de área locável. “Nossa expectativa é que sejam gerados 2.500 empregos diretos. Será um emprego para cada 16 metros quadrados de área locada”.
Ainda segundo o presidente do grupo, a escolha de Foz do Iguaçu é resultado de um estudo de mercado. “Fizemos o levantamento do potencial da cidade e região, incluindo também os municípios dos países vizinhos, Paraguai e Argentina”.
“A área de influência do empreendimento será de um milhão de pessoas, além da população flutuante formada pelos milhares de turistas que diariamente chegam à Foz. E esse número deve aumentar com a realização de eventos programados para a cidade e também o país”.
Panorama – O empresário é proprietário dos shoppings Palladium, em Curitiba e Ponta Grossa; O Itajaí Shopping Center, na cidade catarinense de mesmo nome e o Shopping Cidade Sorocaba. Aníbal Tacla disse que está otimista com o empreendimento na área de fronteira. Essa boa expectativa é compartilhada com o prefeito Reni Pereira.
Para ele “o desenvolvimento econômico em Foz do Iguaçu está ganhando um novo viéis, favorecendo os empreendimentos e investimentos em diversas áreas, que se somam a principal atividade econômica do município que é o turismo. Acredito que o shopping não só terá sucesso garantido, mas também vai consolidar nossa cidade como centro regional de entretenimento”, destacou o prefeito.
O novo shopping irá funcionar como mais uma alternativa para aumentar o tempo de permanência do turista na cidade. Para os empresários de Foz, que participam do investimento, a Terra das Cataratas realmente merece mais uma estrutura deste nível. O município oferece novas oportunidades de negócios em todas as áreas e é por natureza um polo de atração, destacam.
se concretizado será uma benção para foz e região. Só espero que o RENI, nao diga que foi ELE que trouxe o empreendimento, porque o dono deixou claro, FOI FRUTO DE ESTUDO DE VIABILIDADE, e FOZ ESTRATÉTICAMENTE foi mais VIÁVEL.