A Assembleia Legislativa do Estado do Paraná realizou, nesta terça-feira (26), uma sessão solene em homenagem aos 65 anos do Hospital Universitário Evangélico Mackenzie. O evento, foi proposto pelo primeiro-secretário da Assembleia Legislativa, deputado Alexandre Curi (PSD), e pelo presidente da Comissão de Ciência, Tecnologia e Inovação da Assembleia, deputado Fabio Oliveira (Podemos).
O deputado Alexandre Curi (PSD) destacou a importância do Hospital Evangélico Mackenzie como excelência no atendimento para toda população do Paraná. “É uma homenagem que a Assembleia Legislativa do Paraná presta a esse hospital, que é uma referência a nível estadual e a nível do Brasil. São 65 anos do Hospital Universitário Evangélico Mackenzie, que tanto contribuiu para a cidade de Curitiba e para o estado do Paraná. Um hospital que é referência, uma universidade que é referência, temos também a Igreja Presbiteriana que faz parte desse hospital e que também é uma referência. Então, por todas essas qualidades e por tudo que esse hospital faz, nós prestamos essa justa homenagem”.
Já o deputado Fabio Oliveira (Podemos), justificou a relevância da cerimônia. “A importância do Mackenzie para mim é dupla. Primeiro é porque eu trabalhei no Hospital Mackenzie, trabalhei junto com os gestores do hospital, e tenho muito orgulho por ter trabalhado em uma empresa que além de fazer tanto bem e demonstrar amor ao próximo, é uma empresa confessional. E segundo, pela importância do próprio hospital não só para Curitiba, mas para todo o nosso estado. O Mackenzie hoje é uma instituição, um dos maiores hospitais no Brasil. Nos dá muito orgulho esses 65 anos de história e por isso nós precisamos homenagear”.
A líder do Bloco Parlamentar Temático da Saúde Pública da Assembleia Legislativa, deputada Márcia Huçulak (PSD), declarou que “esta é uma homenagem a uma instituição tão relevante para a população paranaense, é uma pequena homenagem para uma grande instituição. Lá tive meu primeiro emprego como profissional de saúde, na unidade de emergências cardiológicas deste hospital. Quando estive como Secretária de Saúde de Curitiba, durante a pandemia, o Hospital Evangélico Mackenzie multiplicou leitos, foi a instituição de saúde que mais ofertou leitos durante a pandemia e sou muito grata como gestora pública e profissional de saúde por todo apoio que tivemos naquele momento”.
Referência
Inaugurado em 05 de setembro de 1959 como Hospital Universitário Evangélico de Curitiba (HUEC), a partir de 2018 o Instituto Presbiteriano Mackenzie de São Paulo, assina o termo de posse passando a se chamar Hospital Universitário Evangélico Mackenzie. Atua como hospital geral e de alta complexidade, realizando mais de um milhão de atendimentos e procedimentos por ano nas mais diversas especialidades. O local é referência no Sistema Único de Saúde (SUS) na capital paranaense, especialmente em casos de urgência e emergência, queimaduras e gestação de alto risco.
O Diretor Geral do Hospital Universitário Evangélico Mackenzie, doutor Tiago Hessel Tormen, agradeceu os louvores recebidos e disse que “o hospital tem 65 anos, foi criado pela comunidade, pelas igrejas e com todo apoio do poder público e todos os seus entes ajudando. A Assembleia é um bom exemplo disso, pois ano após ano colabora na manutenção e na melhoria do Hospital Evangélico Mackenzie. Um hospital que tem uma trajetória de inúmeras inovações, de ser um hospital de vanguarda, de ser um hospital de excelência e que nos últimos anos tem batido recordes de atendimento à nossa população”.
“Em 2023 nós atendemos mais de 2 milhões de pacientes entre atendimentos e procedimentos. Nós somos o maior transplantador hepático do Estado, nós já tivemos inúmeras novidades e coisas diferentes que foram feitas no hospital, sempre primando pela excelência e sempre primando pelo atendimento da nossa população, tanto de pacientes SUS quanto de pacientes de saúde suplementar. Os deputados Alexandre Curi e Fábio Oliveira propuseram essa sessão solene porque eles estão dia-a-dia junto com a gente, apoiando com as emendas, apoiando nas ações junto à comunidade porque sem isso o hospital não sobrevive”, concluiu Tiago Hessel Tormen.
História
O Mackenzie é uma instituição educacional privada, confessional e sem fins lucrativos, com quase 150 anos de história. Desde sua fundação, a Instituição é agente de uma série de inovações pedagógicas, acompanha e influencia o cenário da educação no país. Um de seus principais objetivos é formar cidadãos com capacidade de discernimento, com critérios e condições para fazer a leitura do mundo em que vivem, a partir de valores e princípios eternos, e que sejam aptos a intervir na sociedade.
Ao longo de sua existência, implantou cursos com o objetivo de abranger novas áreas do conhecimento e acompanhar o progresso da sociedade com intensa participação comunitária. Tornou-se reconhecido pela tradição, pioneirismo e inovação na educação, o que permitiu alcançar o posto de uma das mais renomadas instituições de ensino, entre as que mais contribuem para o desenvolvimento científico e acadêmico do País. Como entidade confessional, promove o desenvolvimento de cidadãos que sejam solidários, responsáveis e busquem a Deus em seus caminhos.
O Hospital Universitário Evangélico Mackenzie (HUEM), localizado em Curitiba, Paraná, é uma das unidades do Instituto Presbiteriano Mackenzie e tem uma história profundamente ligada aos valores cristãos. Fundado em 1959 pela sociedade Evangélica Beneficente de Curitiba (SEB), o hospital nasceu com a missão de oferecer atendimento médico de qualidade com um forte compromisso social e espiritual, guiado pelos princípios do Cristianismo.
Por décadas, o HUEM se destacou pela prestação de serviços médicos de alta qualidade, sendo reconhecido por sua atuação em áreas como o tratamento de queimados, trauma, oncologia e transplante. Além disso, o hospital sempre desempenhou um papel importante como instituição de ensino, servindo como campo de estágio para estudantes de medicina e outras áreas da saúde. Hoje, o HUEM é o maior hospital prestador de serviços para o sistema Único de Saúde (SUS) no Paraná, combinando assistência médica humanizada com ensino e pesquisa.
Compuseram a mesa de autoridades no evento, o proponente e primeiro-secretário da Assembleia Legislativa, deputado Alexandre Curi (PSD); o igualmente proponente e presidente da sessão solene e presidente da Comissão de Ciência, Tecnologia e Inovação da Assembleia, deputado Fabio Oliveira (Podemos); a líder do Bloco Parlamentar Temático da Saúde Pública, deputada Márcia Huçulak (PSD); o presidente do Conselho de Curadores do Instituto Presbiteriano Mackenzie, reverendo Juarez Marcondes Filho; o diretor-presidente do Instituto Presbiteriano Mackenzie, doutor Milton Flávio Moura; o diretor geral do Hospital Universitário Evangélico Mackenzie, doutor Tiago Hessel Tormen; o integrante do conselho Deliberativo do Instituto Presbiteriano Mackenzie, doutor Rogério Donato Kampa; a presidente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Curitiba, vereadora Noêmia Rocha (MDB); o vereador de Curitiba Mauro Bobato (PP) e o diretor-presidente da Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab), senhor José Lupion Neto, representando o prefeito de Curitiba, Rafael Greca.
Deixe um comentário