Arquivos

Categorias

Servidores se revoltam com descontos no salário por greve da Saúde; sindicato espera veto de vereadores

Servidores se revoltam com descontos no salário por greve da Saúde; sindicato espera veto de vereadores

Da Banda B

Servidores municipais da Saúde procuraram à Banda B, nesta sexta-feira (22), para reclamar do desconto de salário promovido pelo Prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet (PDT). De acordo com eles, de três a quatro dias foram descontados dos que participaram da paralisação, que aconteceu no fim do mês de março. Uma auxiliar de saúde bucal, por exemplo, teve R$ 354 do salário de R$ 1,3 mil descontados pela administração municipal.

O imbróglio acontece, segundo o Sismuc, porque alegando falta de competência dos vereadores de Curitiba, Fruet decidiu vetar as emendas que abonavam as faltas dos servidores públicos. Segundo o secretário de governo Ricardo Mac Donald, que representou o prefeito na época, houve vício de iniciativa. Contudo, de acordo com o Sismuc, Fruet não vai mandar outra lei à Câmara Municipal abonando as faltas. O veto ainda pode ser derrubado pelos vereadores.

A previsão do Sismuc é que esse veto seja derrubado em votação na próxima semana. De acordo com a comunicação do sindicato, a maioria dos parlamentares deve votar a favor dos servidores. Além disso, o Sismuc informou que entrou com três ações judiciais contra a administração do prefeito Gustavo Fruet (PDT). No caso do veto do prefeito ser derrubado, os trabalhadores que tiveram os dias descontados devem receber o valor retroativo no mês que vem.

O desconto por parte da Prefeitura de Curitiba aconteceu porque a justiça determinou a greve como abusiva e ilegal.

.