Serra celebra na web êxito que os fatos desmentem
De Josias de Souza, na Folha Online:
Na madrugada desta quarta (3), plugado ao computador, José Serra indicou a uma de suas seguidoras no twitter um vídeo.
Quem pressiona no link fornecido pelo governador, chega a uma entrevista que ele concedera ao Superpop, programa da apresentadora Luciana Gimenez.
Na peça (disponível aqui), Serra discorre sobre investimentos que seu governo fez no setor de segurança. Ele celebra o êxito.
No instante em que Serra dialogava no twitter, encontrava-se no prelo uma péssima notícia. Foi pendurada na manchete da Folha.
Informa que, depois de dez anos, cresceu o número de homicídios em São Paulo. Em 2009, foram à cova 4.771 pessoas.
Exatos 81 cadáves a mais do que os 4.690 registrados nas estatísticas de 2008. Na capital, manteve-se a tendência de queda. Porém…
Porém, a coisa piorou nas cidades do interior e no litoral. Ali, os indicadores recuaram aos níveis de 2007.
Para desassossego de Serra, presidenciável do PSDB, reverteu-se também em 2009 a queda em outros tipos de crime: furtos e roubos, furtos de veículos.
Até aqui, o governo vinha atribuindo a redução generalizada nos índices de criminalidade de São Paulo ao reforço nos investimentos.
Instado a comentar a reversão do quadro, o delegado-geral da Polícia Civil, Domingos Paulo Neto, não soube o que dizer.
Alegou que precisa reunir os delegados sob seu comando para analisar os dados que apontam para o aumento dos homicídios no interior do Estado.
De concreto, apenas uma evidência: a autopromoção que Serra protagonizara no SuperPop ganhou ares de superlero-lero.
Em tempos normais, já não seria coisa que os adversários deixariam passar em branco. Em ano de eleição, muito menos.
Que o diga o senador Aloisio Mercadante (PT-SP), nome preferido de Lula para assumir a candidatura do PT ao governo de São Paulo.
Como Serra, Mercadante é adepto do twitter. Horas antes de o governador indicar no microblog o vídeo que viraria fumaça, o líder petê também tratara de segurança.
Mercadante relatara: “Estive com integrantes da associação dos PMs com deficiência, que, assim como toda a polícia de SP, precisa de mais apoio e valorização”.
Criticara: “Dados de segurança pública de SP em 2009 são trágicos. Roubos cresceram 18% ante 2008, recorde histórico. Latrocínio 14%. Sequestro 42%”.
Acrescentara: “Mais de 528 mil furtos, aumento de 8%. São muitas razões, mas a desvalorização do policial é a principal”.
Sob esse cenário, o vídeo com a entrevista na qual Serra enaltece sua atuação na área de segurança vai acabar virando matéria-prima para os programas eleitorais petistas.
Deixe um comentário