Dividida em três episódios, a sequência mostra a importância da presença de mulheres em posições de poder
Segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral, 51% da população brasileira é composta por mulheres; entretanto, 15% delas estão no congresso; apenas 2% das mulheres em cargos de tomada de decisão são negras; e, somente em 2018, pela primeira vez na história, uma mulher indígena foi eleita deputada federal no Brasil. Para ressaltar a importância da presença feminina em posições de poder, a série ” Eleitas – Mulheres na Política ” estreia no Videocamp, dentro da ação especial ” Assista Agora “, a partir do dia 28 de julho. Para assistir, basta se cadastrar ou fazer o login na plataforma Videocamp.
Coproduzida pelo Instituto Update, Maria Farinha Filmes, Spray Content e Quebrando o Tabu, a produção, dividida em três episódios, aborda temas como violência política de gênero e paridade em cargos públicos, além de retratar histórias de mulheres que estão fazendo a diferença na política da América Latina.
Com direção de Isadora Brant, apresentação da cientista social Beatriz Pedreira, e participação da cantora Anitta, a produção, que faz parte de um estudo do Instituto Update, mapeou cerca de 600 mulheres eleitas e entrevistou mais de 100 políticas e especialistas em seis países – Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia e México – para retratar as transformações políticas conquistadas por elas.
“A série ‘Eleitas – Mulheres na Política’ chega ao catálogo do Videocamp em um momento muito importante para a reflexão proposta, afinal, estamos em ano eleitoral. Além disso, ampliar a discussão sobre a promoção da igualdade de gênero no exercício do poder público é um caminho para conscientizar todas as pessoas e também fortalecer as mulheres que já atuam na política. Esperamos que essa produção possa ser mais uma que, por meio de nossa plataforma, gere reflexões e debate e venha a impactar realidades”, diz Josi Campos, coordenadora do Videocamp.
Sobre o Videocamp
O Videocamp é uma plataforma online que reúne filmes com potencial de impacto que podem ser exibidos por qualquer pessoa, em qualquer lugar do mundo e de forma gratuita. A missão do Videocamp é criar caminhos para democratizar o acesso à cultura e à informação, que são direitos universais. Para os realizadores, a plataforma potencializa a formação de público e atua como ferramenta de promoção dentro da estratégia de lançamento do filme.
Instituto Update
O Instituto Update é uma organização da sociedade civil que pesquisa e fomenta a inovação política na América Latina – novas práticas políticas que aproximam cidadãs e cidadãos da política, combatem desigualdades, enfrentam a emergência climática e fortalecem a democracia -, com foco principal na Argentina, Brasil, Chile, Colômbia e México. Os projetos são desenvolvidos a partir de duas estratégias: gerar visibilidade e impulsionar a viabilidade desse ecossistema.
Quebrando o Tabu
O Quebrando o Tabu é uma plataforma multicanal de curadoria e produção de conteúdo que tem como principal objetivo difundir a discussão sobre direitos humanos para mais de 18 milhões de seguidores em todo o Brasil. Em tempos de polarização, crescimento do conservadorismo, discursos de ódio e prevalência de fake news, o Quebrando o Tabu oferece uma perspectiva necessária sobre o que realmente importa.
Maria Farinha Filmes
Há mais de 10 anos contando histórias com o objetivo de despertar grandes mudanças, a Maria Farinha Filmes já produziu mais de 25 filmes, séries e outros formatos que impactaram milhões de pessoas em todo planeta. A primeira produtora da América Latina a receber o certificado B Corp, desenvolveu projetos como Muito Além do Peso (2012), Tarja Branca (2014), O Começo da Vida (2016), Nunca Me Sonharam (2017),Ser o Que Se É (2018), Aruanas (2019), entre outros.
Spray Content
A Spray Content possui uma rede extensa de capacidades de produção, focada em criar narrativas que condizem com nosso olhar sobre nós mesmos e o futuro da sociedade. Entre alguns títulos estão o longa internacional com exibição em Sundance (2019) “Abe”, de Fernando Grostein Andrade; além das séries “Carcereiros” (e filme homônimo) e “Quebrando o Tabu”. Sua estreia mais recente foi “Vai Pra Cima, Fred”, terceiro YouTube Original, na segunda quinzena de abril.
Deixe um comentário