O Senado Federal autorizou nesta terça-feira, 19, a prefeitura de Cascavel a contratar operação de crédito externo, com garantia da União, com o Fundo Financeiro para o Desenvolvimento da Bacia do Prata (Fonplata), no valor de até US$ 27,5 milhões (R$ 150 milhões). Os recursos são para o financiamento da terceira etapa do programa Avança Mais Cascavel. De acordo com o relator da proposta, senador Oriovisto Guimarães (Podemos-PR), o foco do programa será em ações de saneamento básico, mobilidade urbana e desenvolvimento socioambiental.
“Cascavel passou por uma grande transformação nos últimos quatro anos com os programas de investimentos ‘Avança e Avançar Mais’. Agora vem o ‘Avançar Mais 2’ que consolida o novo modelo de gestão que posicionou o planejamento como quarta melhor do Brasil”, disse o prefeito Leonaldo Paranhos (PSC).
Segundo Paranhos, o planejamento e o investimento em urbanismo feitos desde a implantação do PDI (Programa de Desenvolvimento Integrado) levaram Cascavel a saltar, de 2016 a 2020, da 35ª para a 4ª posição nacional do Ranking Connected Smart Cities. Para chegar ao ranking, foram coletados dados e informações de todos os municípios brasileiros com mais de 50 mil habitantes, totalizando 673 cidades.
Nos últimos quatro anos, Cascavel avançou e se tornou referência em questões ligadas ao urbanismo. O planejamento ganhou força nos bairros com ruas alargadas e revitalizadas. Até ruas “esquecidas” em regiões mais afastadas do centro foram contempladas com obras de pavimentação.
O prefeito destaca que é preciso trabalhar ações de forma planejada e pensar as ações a longo prazo. “É por isso que estamos trabalhando o plano de mobilidade urbana e as ações serão implantadas após amplo estudo, pesquisa e planejamento estratégico. Trata-se de um investimento inteligente que vai nortear a cidade nas próximas décadas. Cascavel é uma cidade referência e não podemos trabalhar de forma improvisada”, afirma.
Deixe um comentário