O deputado Luiz Claudio Romanelli (PMDB), líder do governo na Assembleia Legislativa, reafirmou nesta quarta-feira (9) que o Paraná está fazendo grandes investimentos na segurança pública, com a criação de novos batalhões e contratação de policiais.“Neste governo já foram contratados 5.809 policiais militares e 1.696 policiais civis, totalizando 7.505 novos policiais. Em janeiro,serão contratados mais 2.222 policiais militares e 606 bombeiros, aprovados no concurso de 2012/2013 que já foram aprovados na etapa de exames médicos e aguardam apenas a conclusão da fase de investigação social para serem contratados, totalizando 10.333 novos policiais contratados na gestão Beto Richa”, disse o líder do governo.
Segundo Romanelli, a criação do batalhão de fronteira, em Marechal Cândido Rondon, dos batalhões de Curitiba, na CIC e de Colombo e de Umuarama e de novas companhias em Guaíra e Francisco Beltrão tem contribuído muito para reduzir a criminalidade. “Teremos novo batalhões em União da Vitória e em Telêmaco Borba e uma nova companhia independente em Loanda. Ao contrário do diz a oposição, que quer viver de factoides, os batalhões e companhias estão sendo criados. Tivemos grandes avanços, pois quando se cria um batalhão da polícia, muda-se completamente a qualidade da segurança pública”, analisou.
O deputado cobrou mais responsabilidade dos deputados da oposição na abordagem sobre o tema. “Temos que tratar os temas com a responsabilidade que este parlamento tem, discuti-los e aprofunda-los. Os batalhões serão criados, o efetivo policial está sendo contratado. Aumentamos efetivamente o número de policiais e hoje, indiscutivelmente, aumentamos a segurança pública que ainda é um problema muito grave. Mas avançamos muito, pois o número de homicídios tem reduzido a cada ano no Paraná. São dados públicos, é o mapa do crime, mapa da violência que demonstra isso”, ponderou.
Entre os temas que é preciso discutir, ressalta o deputado, está a questão da aposentadoria dos policiais militares, praças e oficiais. “Aos 53, 55 anos, esses policiais deixam compulsoriamente a corporação, no auge de seu potencial de trabalho intelectual. É um número elevado de policiais por ano, cerca 600 policiais que se aposentam. Esse é um assunto que precisa ser debatido , sem a demagogia que tem caracterizado o debate da oposição na Assembleia”, afirmou.
Foto: Nani Gois/Alep
Mas logo em janeiro??? Brasil só anda depois do carnaval.
Nem PS saiu ainda.
tudo bem! concordo é uma idade que esta no auge em estatista de estude do tempo de vida brasileira, mas o serviço policial militar é totalmente diferente dentre outros serviços , alem da periculosidade, o Pm tem que correr atras de miliantes , saltar muros e outras situações que a idade não vai mais permitir pela própria fadiga desta . E um plano de carreira decente com essa idade seria no minimo um sub tenente , realizando fiscalização de ” soldados, cabos, jovens atuante no seu turno com alta disposição ”
Que se faça um plano de carreira automático, graduando em tempo e tempo conforme o passar dos anos na corporação.
Pois é falam muito projetos investimentos, que vão fazer isto aquilo assado, mais o nosso estado está parado. Não anda, é uma vergonha quando este governo fala eu ja não aguento mais de tanta mentira mentiram para nós na campanha e continuam mentindo.
Diga em que confiar neste país neste estado no municipio, o país parou e este politicos ainda tiram saro da cara do povo eu não aguento mais ficar olhando, e a midia. Paranaense esta esperando o que para falar, sófala quando é coitado que faz o errado, vamos colocar a boca no trombone, a educação esta uma calamidade não existe nada de projetos investimentos os professores estão desanimados sem estrutura, os educandos não se interessam pela educação.
A segurança coitado dos policiais, mais coitado da população que acredita nas mentiras deste governo, não existe projetos inovadores. A segurnça publica tem que ser comandada por quem vive a segurança, quer dizer a falta de segurança, as policias tanto a militar como a civil muitas vezes não se entendem uma quer saber mais que a outra, mais na verdade ambas precisam. Se ajudar, esta tudo parado na segurança, não tem viaturas não tem armamentos, fardas equipamentos, salários baixos os policiais tendo que trabalhar de segurnça particular para aumentar a renda saem sa ruas desmotivados para lutar contra a criminalidade, e o governo roubando curupção comendo nossos impostos, eu ja estou cansado não sei o que vai ser dos nossos filhos, os filhos dos politicos eu sei que vão ficar numa boa, este é meu desabafo vamos a revolução.