A secretária municipal da Fazenda. Salete Horst, participou em Brasília de quarta-feira (2) a sexta-feira (4) do encontro nacional do Sebrae sobre ações voltadas para a melhoria do ambiente de negócios, principalmente para micro e pequenas empresas e empreendedores.
Salete Horst apresentou as ações voltadas aos pequenos negócios nos painéis “Mei abrindo portas para o desenvolvimento” e “O agente de desenvolvimento como impulsionador do desenvolvimento local”.
“É a oportunidade de apresentar as ações do Foz Desenvolve promovidas pela gestão municipal e conhecer novas iniciativas que atendam igualmente às demandas da população”, disse.
“O Programa Foz Desenvolve conta com vários projetos que auxiliam as empresas locais de todos os portes a alavancar seus empreendimentos”, complementou a secretária.
Programa Foz Desenvolve
O Foz Desenvolve é um programa macro que envolve várias ações de apoio ao pequeno empresário e microempreendedor. Essas ações são reconhecidas nos planos estadual e nacional. Foz recebeu o Prêmio Estadual Sebrae Prefeito Empreendedor, na categoria “Cidade Empreendedora”. O programa já foi finalista no Prêmio Nacional Sebrae.
Repara Foz
O Repara Foz é um projeto direcionado para pequenos empresários que podem prestar diversos serviços na rede pública de ensino, prédios públicos, entre outros. Outra iniciativa semelhante ao Repara Foz é o MEI na Escola, pelo qual o município recebeu o Prêmio Estadual Sebrae Prefeito Empreendedor, em 2019.
Compra Mais Local
O Compra Mais Local apoia e incentiva a participação de empresas locais nos processos de venda de produtos para o governo municipal e para todas as demais instituições da cidade que adquirem produtos e serviços através de licitação. O Escritório de Compras Públicas, juntamente com todos os parceiros, faz orientações, palestras e capacitações sobre compras públicas. As iniciativas podem ser acessadas presencialmente ou por meio virtual.
Auxílio Material Escolar
O Auxílio Material Escolar, lançado em setembro de 2021, atende os alunos matriculados nas 50 escolas municipais e nos 45 centros de educação infantil. Com um cartão, as famílias receberam entre R$ 80 a R$ 180 para compra de material escolar nas papelarias e estabelecimentos cadastrados pelo município. Este recurso induz um maior fluxo econômico no município, gera mais empregos e fortalece as empresas iguaçuenses.
Destrava Foz
O Destrava Foz simplificou os procedimentos para abertura, alteração de licenças e baixas de empresas. O projeto desburocratizou os processos de licença e instalação das empresas, levando transparência aos procedimentos de regularização de atividades no município.
O Destrava Foz elevou o reconhecimento nacional de Foz como a terceira cidade mais rápida do país, fora das capitais, na abertura de novas empresas, com uma média temporal de 1 horas e 59 minutos.
Fonte: PMFI
Deixe um comentário