A governadora Cida Borghetti afirmou nesta quarta-feira (23) ao formalizar a posse de Paulo Cesar Rossi na Secretaria do Trabalho que a nova pasta vai ampliar o diálogo e abrir portas para o trabalhador participar de politicas públicas da área. “Esta é a primeira vez que um sindicalista assume o comando da Secretaria do Trabalho e é preciso destacar a importância deste espaço”, afirmou.
Cida lembrou que a Secretaria atuará, também, para ampliar as iniciativas de capacitação dos trabalhadores e outras ações que garantam mais acesso ao mercado de trabalho. “Isso proporciona melhoria de vida das pessoas, com emprego e renda. Não tenho dúvida de que, com a capacidade e formação do novo secretário, será possível avançar muito”, afirmou Cida.
Paulo Rossi disse que a determinação é fazer a interlocução entre os movimentos sociais, governo e entidades patronais, criando um pacto social. “Precisamos de muito diálogo, porque é com diálogo que se resolvem as coisas”, afirmou ele.
O novo secretário assumiu a pasta no dia 1º de Maio e já vem atuando desde então. “Já estamos trabalhando em projetos de capacitação dos trabalhadores de baixa renda, conversando com empresários paranaenses e com os que pretendem investir no Estado. Além disso, em parceria com a Fomento Paraná, queremos ampliar o acesso ao microcrédito e retomar as iniciativas de economia solidária e artesanato”, explicou. Outra iniciativa, segundo ele, será retomar os projetos de economia solidária e de artesanato para ampliar as oportunidades aos que querem ser microempreendedores.
A criação de uma pasta para esta área era uma antiga reivindicação do Conselho Estadual do Trabalho, segundo seu Paulo Sérgio dos Santos. “Trata-se de uma solicitação muito antiga, que agora é atendida graças ao fato de termos uma mulher no governo, com sensibilidade para fazer a diferença”, disse ele.
Deixe um comentário