Arquivos

Categorias

‘SE NOS CALARMOS, ATÉ PEDRAS GRITARÃO’, DIZEM CATÓLICOS E EVANGÉLICOS CONTRA BAIXARIA RELIGIOSA

Um grupo de lideranças de diversas correntes e religiões reagiu a baixaria envolvendo nomes de igrejas e religiões que se mutiplicam em velocidade espantosa nas redes sociais da internet.

Eles lançaram na tarde desta quarta-feira (13) um manifesto afirmando que esta minoria, favorável à uma candidatura, não representa representam a voz das entidades representantes dos evangélicos e católicos.

O detalhe é que até agora pastores, bispos e padres tem usado redes de televisões abertas em favor do candidato tucano José Serra, bem aos olhos da Justiça Eleitoral.

A seguir a íntegra do manifesto extraído do Vi o Mundo de Luiz Carlos Azenha:

Manifesto de Cristãos e cristãs evangélicos/as e católicos/as em favor da vida e da Vida em Abundância!

Somos homens e mulheres, ministros, ministras, agentes de pastoral, teólogos/as, padres, pastores e pastoras, intelectuais e militantes sociais, membros de diferentes Igrejas cristãs, movidos/as pela fidelidade à verdade, vimos a público declarar:

1. Nestes dias, circulam pela internet, pela imprensa e dentro de algumas de nossas igrejas, manifestações de líderes cristãos que, em nome da fé, pedem ao povo que não vote em Dilma Rousseff sob o pretexto de que ela seria favorável ao aborto, ao casamento gay e a outras medidas tidas como “contrárias à moral”.

A própria candidata negou a veracidade destas afirmações e, ao contrário, se reuniu com lideranças das Igrejas em um diálogo positivo e aberto. Apesar disso, estes boatos e mentiras continuam sendo espalhados. Diante destas posturas autoritárias e mentirosas, disfarçadas sob o uso da boa moral e da fé, nos sentimos obrigados a atualizar a palavra de Jesus, afirmando, agora, diante de todo o Brasil: “se nos calarmos, até as pedras gritarão!” (Lc 19, 40).

2. Não aceitamos que se use da fé para condenar alguma candidatura. Por isso, fazemos esta declaração como cristãos, ligando nossa fé à vida concreta, a partir de uma análise social e política da realidade e não apenas por motivos religiosos ou doutrinais. Em nome do nosso compromisso com o povo brasileiro, declaramos publicamente o nosso voto em Dilma Rousseff e as razões que nos levam a tomar esta atitude:

3. Consideramos que, para o projeto de um Brasil justo e igualitário, a eleição de Dilma para presidente da República representará um passo maior do que a eventualidade de uma vitória do Serra, que, segundo nossa análise, nos levaria a recuar em várias conquistas populares e efetivos ganhos sócio-culturais e econômicos que se destacam na melhoria de vida da população brasileira. (Leia mais)

Siga o blog no twitter