O secretário estadual da Saúde, Beto Preto, reuniu-se nesta segunda-feira (9), em Curitiba, com deputados federais que destinaram emendas para a construção do Centro Oncológico Hospital São Vicente de Paulo (Hospital do Câncer), em Guarapuava. As informações são da Agência de Notícias do Paraná.
Os mais de R$ 15 milhões foram repassados para a gestão do hospital. São emendas dos deputados federais Toninho Wandescheer, Rubens Bueno, Fernando Giacobo, Sérgio Souza, e dos ex-deputados Osmar Bertoldi e Hidekazu Takayama.
Cerca de R$ 10 milhões são para custeio de procedimentos e atendimentos de média e alta complexidade e o restante é destinado à obra da unidade oncológica.
“A união que vemos aqui representa o avanço que é a visão do nosso governo estadual”, disse Beto Preto. “Atuamos juntos pelo bem da saúde do cidadão, independente da questão partidária, estamos unidos em prol da construção desta unidade de média e alta complexidade voltado ao tratamento de câncer”, afirmou.
O Líder da bancada do Paraná na Câmara Federal, deputado Toninho Wandscheer, acredita que a gestão estadual está em um novo momento. “Estamos num momento histórico na gestão paranaense. Quero deixar claro o quanto atuamos em parceria com os nossos colegas deputados, independente de partido”.
Hospital Do Câncer – O provedor do hospital, Huberto José Limberger, disse que a ação conjunta dos parlamentares à Secretaria faz a diferença para o resultado ser bem-sucedido. “A força política vestiu a camisa comunitária e atuou junto para a realização desta obra, que importante e necessária”.
Segundo ele, é um grande salto para a melhoria da saúde de toda a região de todo o Paraná e do sul do país. É uma unidade hospitalar que se tornará referência para o Brasil pelo carácter acadêmico e de pesquisa científica que tem. “Atuamos com pesquisa para a cura do câncer, no genoma humano, de animais e vegetais”, afirma Limberger.
O Centro Oncológico Hospital São Vicente de Paulo está em obra desde janeiro de 2019. Com a construção finalizada, prevista para 2021, serão 90 leitos no total, sendo 20 para Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e dez para cuidados paliativos. Além de área de ensino com residência médica e pesquisa. A primeira etapa das obras está pronta e será entregue em abril, é a área de quimioterapia que iniciará os atendimentos para os pacientes oncológicos.
O Hospital é uma unidade centenária da região central do Estado. Desde a fundação, em 1913, até os dias de hoje, os serviços foram ampliados e aprimorados. Hoje é uma instituição filantrópica, com atendimentos que supera os 70% via Sistema Único de Saúde (SUS) e cobertura numa população estimada em 500 mil pessoas, em 20 municípios. É um hospital geral que atende quatro tipos de alta complexidade: cardiologia, neurologia, oncologia e gestação de alto risco. A unidade dois será um câncer center, voltado para o tratamento e cuidado de pacientes com câncer.
PRESENÇAS – Participaram da reunião, ligados ao HSV: o presidente da Comissão Gestora, Odacir Antonelli; e o conselheiro fiscal, Denilson Baitala; além dos deputados federal Toninho Wandscheer, Sérgio Souza, e os ex-deputados federais Hidekazu Takayama e Osmar Bertoldi; e os deputados estaduais Ademar Traiano, Plauto Miró; representantes dos deputados estaduais Artagão Júnior, Estacho, e da deputada federal Leandre Dal Ponte.
Deixe um comentário