A saúde é o principal problema de Curitiba, apontado na pesquisa do Ibope divulgada nesta quarta-feira, 24, e o deputado Ney Leprevost (PSD), candidato a prefeito, sai na frente porque sempre priorizou a área de saúde, com projetos e propostas na sua atuação parlamentar na Assembleia Legislativa e na Câmara Municipal. “Humanizar a saúde e priorizar o atendimento aos moradores que precisam de bons serviços públicos prestados na área são compromissos que assumi desde o início da minha vida pública”, disse Ney Leprevost.
Já no primeiro debate entre os candidatos a prefeito na segunda-feira, 22, Ney Leprevost inovou mais uma vez e propôs a criação de um programa de atendimento infantil em Curitiba. “As nossas crianças precisam ter acesso à saúde. Só quem tem filhos sabe como é duro ter um filho com 39º graus de febre durante a madrugada e não ter onde levar essa criança para ter um tratamento digno”, disse.
Mas a atuação de Ney Leprevost em prol da saúde ganhou destaque nos legislativos municipal e estadual. Na vereança, Ney foi do autor da lei que criou a linha inter-hospitais. “A linha inter-hospitais foi a primeira no Brasil a usar ônibus adaptados para pessoas portadoras de deficiência, tem elevador e também um sistema de áudio para que as pessoas com deficiência visual possam saber da chegada em cada um dos pontos desta linha”, lembra Ney Leprevost.
Projetos e leis – Na Assembleia, como líder da Frente Estadual da Saúde e Cidadania, Ney Leprevost é autor do projeto de lei que cria o Estatuto Estadual dos Direitos do Feto e da Gestante. “Priorizar as pessoas, mesmo enquanto estão no útero materno, é uma missão”, afirma. O estatuto vai estabelecer uma postura humanitária do poder público em relação aos bebês em gestação e garantir a eles, e as gestantes, os cuidados básicos de saúde.
Ney Leprevost também é autor do projeto de lei que determina às maternidades e hospitais á realizar o exame de cariótipo, em todos os recém-nascidos com sinais cardinais indicativos da síndrome de down. “As crianças com síndrome de Dowm precisam ser estimuladas desde o nascimento, para que sejam capazes de vencer as limitações que essa alteração genética lhes impõe. Como têm necessidades específicas de saúde e aprendizagem exigem assistência profissional multidisciplinar e atenção permanente dos pais”, disse.
“Sou autor da Lei do Teste do Coraçãozinho, para prevenir a cardiopatia precoce nas nossas crianças”, adianta Ney. Ele explica que o teste deve ser feito até 24 horas após o nascimento nos bebês ainda na maternidade. “Ele é eficiente para detectar 75% das cardiopatias precoces”.
Mulher e idosos – Ney também é autor da lei do teste da mamografia gratuita para as mulheres poderem se prevenir em relação ao câncer de mama. Alei já tem seis anos e de acordo com a Sociedade Brasileira de Mastologia, mais de 75% das mulheres entre 50 e 65 anos, não fazem o exame de mamografia regularmente. “Isso não pode acontecer, a detecção do câncer de mama em estágio inicial, através da mamografia, pode evitar oito de cada dez casos graves”, explica Ney.
Ney Leprevost também é autor da lei que garante as gestantes e aos idosos, o direito de ter acompanhante durante o internamento hospitalar. Estudos da Organização Mundial de Saúde apontam que a gestante com acompanhante sente-se mais segura, o fato dela estar mais segura faz bem para o bebê e ela fica menos tempo internada no hospital o que gera economia pra rede de saúde
“Eu quero muito ser prefeito de Curitiba para cuidar das pessoas, para fazer a nossa gente mais feliz. Para que isso seja possível, é fundamental devolver a eficiência na gestão pública da nossa cidade”, completa Ney Leprevost.
Deixe um comentário