Arquivos

Categorias

Saúde de Foz do Iguaçu se mobiliza para campanha nacional de vacinação

Saúde de Foz do Iguaçu se mobiliza para campanha nacional de vacinação

No sábado (15), unidades básicas e Centro Materno Infantil estarão abertos. Meta do município é imunizar mais de 18 mil crianças com até cinco anos.

Todas as 28 unidades básicas de saúde e o Centro Materno Infantil de Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná, estarão abertos no sábado (15) para a Campanha Nacional Contra a Poliomielite e Multivacinação. Meta do Departamento de Vigilância em Saúde é vacinar mais de 18 mil crianças com menos de cinco anos de idade. Quem estiver com as vacinas atrasadas, também deve atualizar a carteirinha.

O slogan da campanha esse ano é “Vacinação Contra a Paralisia Infantil: você é o protetor do seu filho”. O objetivo da Secretaria Municipal da Saúde é vacinar 95% do público alvo. As unidades estarão abertas a partir das 8h e as vacinas serão oferecidas até às 17h.

A paralisia infantil foi erradicada no Brasil em 1990. O Paraná não registra nenhum caso da doença desde 1986. Mesmo assim, a vacina Sabin é fundamental para garantir o desenvolvimento saudável das crianças. “Ainda temos casos na África e na Ásia, e até que o vírus tenha desaparecido, a única forma de proteger as crianças é com a vacina”, adverte a coordenadora da campanha, a enfermeira Ângela Gonzalez.

Na Multivacinação serão oferecidas todas as vacinas que fazem parte do Calendário Básico de Vacinação Infantil do Ministério da Saúde, como a BCG (Bacilo de Calmette e Guérin), que protege contra a tuberculose; a Pentavalente, com imunização para a difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e haemophilu influenzae tipo B (bactéria que causa diversas infecções); a Tríplice Viral, contra caxumba, rubéola e sarampo; e imunização para a febre amarela.
“Estaremos disponibilizando ainda a vacina contra a Influenza, para crianças entre dois e cinco anos. Quem já tomou a primeira dose, deve receber a segunda”, destaca a enfermeira.