No sábado (15), unidades básicas e Centro Materno Infantil estarão abertos. Meta do município é imunizar mais de 18 mil crianças com até cinco anos.
Todas as 28 unidades básicas de saúde e o Centro Materno Infantil de Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná, estarão abertos no sábado (15) para a Campanha Nacional Contra a Poliomielite e Multivacinação. Meta do Departamento de Vigilância em Saúde é vacinar mais de 18 mil crianças com menos de cinco anos de idade. Quem estiver com as vacinas atrasadas, também deve atualizar a carteirinha.
O slogan da campanha esse ano é “Vacinação Contra a Paralisia Infantil: você é o protetor do seu filho”. O objetivo da Secretaria Municipal da Saúde é vacinar 95% do público alvo. As unidades estarão abertas a partir das 8h e as vacinas serão oferecidas até às 17h.
A paralisia infantil foi erradicada no Brasil em 1990. O Paraná não registra nenhum caso da doença desde 1986. Mesmo assim, a vacina Sabin é fundamental para garantir o desenvolvimento saudável das crianças. “Ainda temos casos na África e na Ásia, e até que o vírus tenha desaparecido, a única forma de proteger as crianças é com a vacina”, adverte a coordenadora da campanha, a enfermeira Ângela Gonzalez.
Na Multivacinação serão oferecidas todas as vacinas que fazem parte do Calendário Básico de Vacinação Infantil do Ministério da Saúde, como a BCG (Bacilo de Calmette e Guérin), que protege contra a tuberculose; a Pentavalente, com imunização para a difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e haemophilu influenzae tipo B (bactéria que causa diversas infecções); a Tríplice Viral, contra caxumba, rubéola e sarampo; e imunização para a febre amarela.
“Estaremos disponibilizando ainda a vacina contra a Influenza, para crianças entre dois e cinco anos. Quem já tomou a primeira dose, deve receber a segunda”, destaca a enfermeira.
Deixe um comentário