Arquivos

Categorias

Em um mês, Santa Clara supera gargalos do transporte coletivo em Foz do Iguaçu

Em um mês, Santa Clara supera gargalos do transporte coletivo em Foz do Iguaçu

Os principais gargalos do transporte coletivo de Foz vem sendo solucionados, com a nova operação da Viação Santa Clara

A Viação Santa Clara completou na última quarta-feira (13), um mês de operação do transporte coletivo urbano de Foz do Iguaçu. Após um início conturbado, o Foztrans identificou os principais gargalos que vem sendo solucionados paulatinamente, segundo o diretor-superintendente, Licério Santos. A expectativa é que nos próximos dias todas as questões sejam sanadas.

Leia também

A nova empresa iniciou a operação com um contrato emergencial de um ano. A mudança foi encaminhada após a prefeitura decretar a caducidade do antigo contrato devido as irregularidades do consórcio que prestava o serviço. O prefeito Chico Brasileiro (PSD) já encaminhou a criação da comissão que vai estudar a nova licitação do serviço.

Anúncios

A viação iniciou os trabalhos com frota de 60 ônibus e seis extras, conforme contrato. O número de veículos não foi suficiente para atender a demanda, obrigando readequações. Hoje são 74 ônibus rodando e uma frota total de 84 veículos, caso haja uma emergência.

De acordo com a empresa, a operação com 90 veículos depende de demandas solicitadas pelo Foztrans. “Assim que estipularem novas rotas e horários, vamos atendendo”, diz a empresa. Aproximadamente 39 mil passageiros são transportados diariamente no sistema de transporte coletivo e apesar da mudança, a passagem foi mantida a R$ 4,10.

Anúncios

Adequações

Licério Santos lembra que no primeiro mês de operação da empresa, muitos ajustes foram ocorrendo, de acordo com as demandas. Uma das dúvidas mais frequentes dos usuários, no início, era com os cartões do transporte coletivo. “Desde que começou a bilhetagem, todos os cartões podem ser reativados normalmente e já estão funcionando”.

“Começamos com o único ponto de recarga e hoje estamos fazendo a recarga no próprio terminal e em algumas lojas”. Licério Santos prevê que o Foztrans voltará com os pontos de recarga nos bairros. “Nas farmácias, nas lotéricas … a informação é que serão 35 pontos para atender os usuários”, disse.

Anúncios

Em relação aos atrasos dos ônibus, o diretor do Foztrans adiantou que ocorreram alguns erros na planilha divulgada, mas que as correções já estão sendo providenciadas. “É a planilha em si e os horários dos ônibus estão normais”, afirmou.

“Isto também já começamos a fazer”, afirmou Licério, destacando que várias linhas estão sendo retomadas, como a 107, junto com a 65 que atende o Jardim Universitário e também as linhas 210 e 350. “A única que não entrou na pauta para analise é a 35, mas a 210 entra nesta semana. Para isto já foi emitida a ordem de serviço”, disse.

Anúncios

A empresa está retornando todas as linhas, conforme planejado e está dentro deste cronograma. “Esperamos que até os 60 dias, consigamos o retorno das linhas que foram comprimidas (pelo consórcio)”, disse.

Licério Santos reiterou que a nova empresa já conseguiu superar a frota de ônibus operada pelo Consórcio Sorriso. “Estamos com 84 ônibus trabalhando e 74 em operação, na próxima semana estaremos recebendo mais ônibus e a previsão é que em menos de 60 dias tenha 90 ônibus operando. Com isto vai seguramente dar uma segurança maior”.

Anúncios