Acabou a novela. O diretor Geral de Itaipu, Jorge Samek, não disputará a eleição em Foz do Iguaçu. Samek permanece a frente do comando da hidrelétrica. O anúncio oficial nem aconteceu. Coube ao presidente do PT, Pedro Tonelli, trazer a notícia mais esperada de todos os tempos nos bastidores da política iguaçuense.
“ Aquela dúvida passou a ser verdade. Samek não será desta vez candidato a prefeito de Foz”, cravou Tonelli, segundo registra o site Foz Notícia.
Samek mostrou disposição em ser candidato, tinha apoio quase unânime entre os partidos locais, mas sempre declarou que a decisão estava nas mãos da presidente Dilma. A instabilidade na direção da usina no lado paraguaio e os projetos em conjunto com o país vizinho foram decisivos para a permanência no cargo.
Gilmar Piolla (foto) e Joel de Lima, ambos da Itaipu Binacional, registraram candidatura.
No dia 22 os filiados decidirão quais serão os 165 delegados da sigla. Caberá a estes petistas escolher o nome do pré-candidato a prefeito e se a legenda manterá candidatura própria ou aliança com partidos da base aliada de Dilma.
Piolla compareceu a reunião do partido. Ele recebeu os cumprimentos pelo aniversário. “ Sinto honrado em defender a candidatura própria do PT. O partido tem o protagonismo das principais ações que mudaram a vida dos iguaçuenses nos últimos anos. O PT tem que ter um candidato que defenda esse legado de conquistas juntamente com os partidos aliados”, avaliou.
Existem alguns requisitos para ser inscrever como pré candidato, a comissão executiva municipal do PT de Foz do Iguaçu tem que homologar as candidaturas internas, isso ainda não ocorreu! Se não for hoje a reunião da CEM tem que ser nescessariamente amanhã!
Em foz, o cenário da eleição está muito claro.
Piolla, candidato, vicê Nanci do PDT, e todos os partidos da base do Prefeito atual, podendo ainda entrar nesta turma o velho PMDB de guerrra! Do outro lado RENI do PSB e PSDB do Beto Richa com os partidos agregados.
Eleição polarizada com muita emoção e dois nomes que tem propostas de renovação!
É a nova geração na área. Ja era hora!!!
Comparto a opinión do Biologo Ezidio Oro, a formula da vitoria seria que o candidato do PT, tenha como vice a Nanci Rafain Andreola do PDT.