Do blog do Dr. Marcos Sobrreira:
Uma notícia em especial chamou minha atenção nesse fim de semana. “25% dos registros no Brasil não consta o nome do pai”e pensando nas causas, cheguei a conclusão que talvez a mais importante seja a gravidez na adolescência. Vejamos : Desde 1970, tem aumentado os casos de gravidez na adolescência e diminuído a idade das adolescentes grávidas. Segundo os dados do IBGE, desde 1980 o número de adolescentes entre 15 e 19 anos grávidas aumentou 15%. Só para ter idéia do que isso significa, são cerca de 700 mil meninas se tornando mães a cada ano no Brasil. Desse total, 1,3% são partos realizados em garotas de 10 a 14 anos.
Já não causa tanto espanto sabermos que meninas de 10, 11, 12 anos tenham vida sexual ativa, assim como aparecem em consultórios portando alguma doença sexualmente transmissível (DSTs) e ou grávida. As principais causas da gravidez são: o desconhecimento de métodos anti-concepcionais, a educação dada a adolescente faz com que ela não queira assumir que tem uma vida sexual ativa e por isso não usa métodos ou usa outros de baixa eficiência (coito interrompido, tabelinha) porque esses não deixam "rastros".O uso de drogas e bebidas alcóolicas comprometem a contracepção, além das que engravidam para casar-se. A degradação da família, prostituição infantil, abandono religioso(as igrejas hoje se preocupam mais em vender discos e cobrar dizimos), falta de projetos de vida e falta de perspectivas futuras são causas que não podemos ignorar. (Leia mais)
Pois é…
Cadê os grandes responsáveis dos direitos humanos ou até mesmo do Estatudo da Criança e do Adolecente, para criarem um projeto de lei ou então fiscalizar certas famílias que “vivem” desorientadas sobre a gravides ainda jovem, pois deveria ter uma politica mais severa para tal situação. Pois assim só vai aumentanto os problemas psiquicos destas adolecentes que parecem não ter a noção de uma responsabilidade de ser mãe e acabam as vezes como já vimos em noticiarios por aí, crianças recem nascidas abandonadas em latas de lixo, beira de rios, porta de hospitais enfim, parece que cada vez o Brasil só vai se afundando em problemas sociais como estes, sem falar no das drogas que está em primeiro lugar, mas uma politica mais severa com leis que funcionem, parece que nada é feito. Por isso meus amigos, chega da mesmice, este ano vamos dar uma varrida tanto no Senado Federal quanto na Camarâ dos Deputados, pois senão, a coisa tende a apenas piorar, queremos mais ação e não falatório como eu mesmo vejo e assisto sempre que posso o canal do senado e da camara. E não esquecendo de fazer esta mesma varredura em 2012, nas camaras de vereadores de seus respctivos municipios.
Um abraço.