Começou nesta terça-feira (24) a aplicação dos testes do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2023 para 3.150 alunos da Rede Municipal de Ensino de Foz do Iguaçu. As aplicações presenciais seguirão até o dia 30 de outubro em todas as 121 turmas de 5º anos das 50 escolas da rede. Em todo o país, a expectativa é que mais de 8,4 milhões de alunos participem.
Os estudantes terão duas horas e meia para responder questões de português (22) e matemática (22), podendo o tempo ser ampliado dependendo da necessidade do aluno.
A avaliação, que é feita pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao Ministério da Educação (MEC), subsidia informações no diagnóstico da educação básica brasileira para formulação de políticas públicas eficientes.
O resultado das avaliações subsidia a nota do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) e os recursos do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação) também estão atrelados aos resultados da prova.
“Estamos muito otimistas com a aplicação das avaliações porque o trabalho com nossos alunos em cima destes conteúdos vem sendo feito há bastante tempo. As escolas estão organizadas para que tudo aconteça da melhor maneira possível”, comentou Maria Justina, secretária da educação.
Questionários eletrônicos
Além das provas, o Saeb apura uma série de informações relacionadas à qualidade da educação básica. Isso é feito por meio dos questionários eletrônicos, que contemplam o atendimento escolar; ensino e aprendizagem; investimento; profissionais da educação; gestão; equidade; cidadania, direitos humanos e valores. O Inep iniciou, em setembro, o envio dos links para o preenchimento. O prazo para responder se encerra em 17 de novembro.
Por meio dos questionários, secretários (ou dirigentes) municipais fornecem dados sobre o funcionamento das redes, com a abordagem de temas como conselhos, currículos, práticas avaliativas e contratação de professores.
Saeb
Realizado desde 1990, o Sistema de Avaliação da Educação Básica é uma avaliação em larga escala que oferece subsídios para a elaboração, o monitoramento e o aprimoramento de políticas educacionais. Permite que os diversos níveis governamentais avaliem a qualidade da educação praticada no país, a partir de evidências. Entre outros aspectos, também possibilita a compreensão sobre as condições de acesso à escola e de permanência nela, além de avaliar o quão eficiente é o ensino. Por meio de testes e questionários, a avaliação reflete os níveis de aprendizagem demonstrados pelo conjunto de estudantes no contexto escolar.
Fonte: PMFI
Deixe um comentário