Por Euclides Lucas Garcia, na Gazeta do Povo:
Depois de três tentativas frustradas, a comissão especial que discute mudanças no Código Florestal Brasileiro na Câmara Federal elegeu ontem como presidente o deputado paranaense Moacir Micheletto (PMDB), representante do setor agrícola no Congresso Nacional. Para a relatoria, Micheletto indicou Aldo Rebelo (PCdoB-SP).
Nas três reuniões anteriores, parlamentares ruralistas e ambientalistas trocaram farpas e não chegaram a um acordo sobre a composição da comissão. A polêmica em torno da criação do grupo se deve à discussão de seis propostas defendidas pelo setor agrícola, que tratam da revogação do código, em vigor desde 1965, e da elaboração de um novo texto que favoreça os produtores rurais.
Além de questionarem as mudanças propostas no Código Florestal, os ambientalistas reclamam dos critérios de representatividade adotados para a escolha dos membros da comissão – 16 ruralistas contra apenas dois ligados à causa ambiental. Micheletto, no entanto, rebateu as críticas e disse que a legislação atual precisa ser mudada porque impõe somente punições aos agricultores. “Temos tudo para dar certo”, afirmou o peemedebista, que também é coordenador político da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA). (Leia mais)
Deixe um comentário