Arquivos

Categorias

Rubens Bueno concorda em ser o vice de Luciano Ducci em Curitiba

Decisão final ainda depende do aval dos diretórios municipal e nacional do PPS. Deputado é líder da bancada da sigla na Câmara Federal

por Daniela Neves, na Gazeta do Povo

A executiva estadual do PPS deu um sinal positivo para a aliança do partido com a candidatura à reeleição do prefeito Luciano Ducci (PSB). O presidente estadual do PPS, Rubens Bueno, deve ser o candidato a vice-prefeito na chapa se os diretórios nacional e municipal do PPS referendarem a decisão.

Até o início da semana passada, o discurso de Rubens e do PPS local era de que a legenda lançaria a candidatura própria da vereadora Renata Bueno, filha de Rubens para a prefeitura. Na sexta-feira passada, Rubens encontrou-se com o prefeito Ducci e o governador Beto Richa e recebeu oficialmente o convite para integrar a chapa.

De acordo com Rubens, a decisão ainda não está tomada, pois depende do partido. “Sou líder da bancada no Congresso Nacional, integro a CPI do Cachoeira, por isso não é uma questão simples. Preciso conversar com o diretório nacional para não atropelar quem confiou em mim para tais funções”, disse Rubens. Em 2004, ele conquistou um capital eleitoral forte ao fazer 20% dos votos válidos na disputa pela prefeitura de Curitiba.

Dentre os deputados estaduais e vereadores do PSDB, a entrada de Rubens Bueno na chapa é dada como certa. Na tarde de ontem, o prefeito chamou, para reuniões separadas, três correligionários que estavam sendo cotados para entrar na chapa como candidato a vice: Osmar Bertoldi (DEM), Ney Leprevost (PSD) e Mauro Moraes (PSDB). O prefeito também teria conversado por telefone com o deputado federal Fernando Francischini (PSDB), que teve o nome cogitado. Todos teriam ouvido do prefeito que, se o PPS aceitar, Rubens Bueno será o seu vice na disputa.

A decisão do PPS deve ser anunciada na quinta-feira. Coincidência ou não, é o dia no qual o governador Beto Richa volta de viagem. Ele está nos Estados Unidos participando de uma homenagem pelos 15 anos do lançamento das ações da Copel na Bolsa de Nova York (NYSE).

Atritos

A intenção de Luciano Ducci de ter Rubens Bueno como seu vice deixou a bancada do PSDB na Câmara Municipal de Curitiba aflita. Um grupo de vereadores esteve ontem à noite na prefeitura para comunicar descontentamento à decisão de ter o PPS na coligação. O vereador Emerson Prado, líder do PSDB na Câmara, afirmou que Rubens Bueno pode desgastar a campanha. Prado disse que não acredita num racha da bancada tucana, mas afirmou que “ninguém vai trabalhar com o mesmo entusiasmo na eleição”.

A resistência ao nome de Bueno como vice de Ducci tem como motivo o comportamento da filha de Rubens, Renata Bueno. Durante os escândalos sobre o uso do dinheiro de publicidade na Câmara de Curitiba, Renata chegou a dizer que os verea­dores eram um “bando de gentalha”. A afirmação revoltou os parlamentares, que não querem o PPS na aliança com o prefeito. “Se fosse o Ney [Leprevost, do PSD] ou o [Osmar] Bertoldi (DEM), o PSDB vai junto, se for com o PPS vai ser difícil”.