Do blog de Chico Santa Rita:
Sabe-se de antemão que a candidata Marina Silva terá um tempo na TV muito pequeno, no horário de propaganda eleitoral, pois não conta com a fartura das coligações partidárias que seus dois adversários ostentam. Segundo reportagem da Folha de SPaulo (27/04/2010 – pág A-4 – “Aliança dá a Dilma tempo na TV 48% maior que o de Serra”) estima-se que o tempo dela seja de cerca de 1 minuto, contra oito ou dez vezes mais dos outros. E assim deverá ser mesmo, com pequenas variações na casa dos segundos.
Se isso é insuficiente para qualquer candidato a cargo majoritário, no caso dela a situação se agrava pelo elevado índice de desconhecimento que ainda apresenta, sempre próximo de 50% nas várias pesquisas. Terá que ser apresentada a milhões de eleitores que simplesmente não sabem da sua existência, do seu passado, da sua luta, das suas mensagens, do seu programa de governo. Impossível mostrar isso com consistência nesses exíguos momentos.
Pior ainda: esse tempo é calculado para o bloco do Horário Político, que enfileira a apresentação dos candidatos, um após o outro. Mas também vale para se calcular a quantidade de comerciais que são inseridos no meio da programação, ao correr do dia. Assim Marina deverá ter algo como 2 comerciais de 30 segundos cada, espalhados numa programação de 24 horas, enquanto seus adversários contarão com cerca de 35 a 40 inserções. É avassalador. (Leia mais)
Deixe um comentário