Arquivos

Categorias

Rossoni apoia escolha das Cataratas do Iguaçu como uma das “Sete Maravilhas da Natureza”

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Valdir Rossoni (PSDB), reiterou nesta sexta-feira (2) o seu mais integral apoio à campanha para a escolha das Cataratas do Iguaçu, em Foz do Iguaçu, como uma das Sete Maravilhas da Natureza.

“Estamos apoiando, divulgando e solicitando aos paranaenses que votem e ajudem a escolher as Cataratas como uma das mais extraordinárias maravilhas da natureza”, afirmou Rossoni.

As Cataratas disputam posição com outras 27 candidaturas do mundo todo, num certame organizado pela entidade conservacionista suíça “New 7 Wonders Foundation”, e que entra agora em sua última fase de votação, encerrando-se em 11 de novembro.

Para angariar mais votos da população, o Comitê Vote Cataratas, organizado em apoio à candidatura, apresentou recentemente uma nova estratégia de campanha, agora também com o uso do telefone celular.

Assim, para votar, o eleitor interessado só precisa enviar uma mensagem pelo sistema SMS para o número 22046, com a palavra “Cataratas”, ao custo de R$ 0,31, mais impostos. Clientes de todas as operadoras de telefonia celular podem participar e não há limite para o número de votos por pessoa.

A votação, que antes estava sendo feita exclusivamente pelo site da entidade suíça organizadora do concurso, pode ser feita também pelo site de apoio da candidatura: www.votecataratas.com.

O site foi reformulado e coloca à disposição todas as peças da campanha, para rádios, jornais, revistas, TVs, internet e demais materiais gráficos e digitais para quem quiser divulgar a candidatura. Além das Cataratas, o Brasil é representado no concurso pela Floresta Amazônica.

Cataratas – Descoberta pelo espanhol Álvar Núñez Cabeza de Vaca, em 1542, as Cataratas do Iguaçu estão localizadas entre o Parque Nacional do Iguaçu (Paraná/Brasil) e o Parque Nacional Iguazú (Misiones/Argentina), sendo formada por 275 quedas que se estendem por quase cinco quilômetros do Rio Iguaçu.

Criados para administrar e proteger o manancial de água que representa essa catarata e o conjunto do meio ambiente ao seu redor, os parques brasileiro e argentino passaram a ser considerados Patrimônio da Humanidade em 1984 e 1986, respectivamente.

Há 19 grandes saltos, sendo três deles do lado brasileiro (Floriano, Deodoro e Benjamin Constant) e os demais no lado argentino. O maior deles é a Garganta do Diabo, com 90 metros de altura.

Dependendo da vazão do rio, o número de saltos varia de 150 a 300 e a altura das quedas varia de 40 a 82 metros, resultando numa largura de 2.700 metros, com formato semicircular. O fluxo médio de água nas cataratas é de 1.800 m³ por segundo, o que representa cerca de 10 milhões de litros de água por segundo em quedas.

Foto: Nani Góis