Tendo em vista a necessidade de aprofundar os debates da Comissão Especial sobre a viabilidade do PL 7123/10, que institui a Estrada-Parque Caminho do Colono, no Parque Nacional do Iguaçu, no Paraná, a deputada Rosane Ferreira (PV-PA) solicitou a realização de uma audiência pública com a presença de especialistas na área ambiental e autoridades.
Rosane explica que a discussão será fundamental para que os parlamentares e demais participantes da audiência reflitam sobre os impactos que a construção da estrada-parque poderá causar ao Parque Nacional do Iguaçu. Ela pondera que a região do Iguaçu, que já perdeu as cachoeiras das Sete Quedas para a hidrelétrica de Itaipu, não pode mais sofrer na área ambiental, o que ocorreria com a construção da Estrada do Colono.
O parque abriga as Cataratas, candidatas a uma das Sete Maravilhas Naturais do Mundo, e protege uma das últimas manchas de Mata Atlântica do Sul do Brasil. É uma unidade estratégica do ponto de vista da conservação. Por tudo isso, é considerado Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco.
do Sinal Verde, Informativo da Liderança do Partido Verde na Câmara dos Deputados
É isso aí deputada. Há muito interesse por trás da abertura dessa estrada. Foi fechada, mantenha-se fechada e pronto!
Lei é lei!