O deputado Romanelli (PSB) é destaque da edição de abril da revista FIX de Ponta Grossa. “Sou municipalista e construí relações sólidas com prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e lideranças de diversas regiões do Paraná. Parcerias para levar obras e investimentos que geram empregos, oportunidades e garantem desenvolvimento”, diz Romanelli na entrevista. Leia a seguir a sua íntegra,
Como o Sr. gostaria de ser lembrado no contexto histórico-político do Paraná?
Deputado Romanelli – Sou um cidadão que batalha pelos interesses dos paranaenses. Eu entrei para a política ainda jovem pelo ideal de construir um Paraná e um Brasil com melhores condições de bem estar social com foco nas gerações futuras. Participei ativamente das “Diretas Já”, a retomada democrática do País na década de 80, e pude, ao longo dos últimos anos, contribuir pelo desenvolvimento e crescimento do Paraná. Fui vereador em Curitiba, presidente da Cohapar, secretário da Habitação, secretário do Trabalho e estou no quinto mandado de deputado estadual. Tenho orgulho de ter enfrentado “brigas” contra a implantação do pedágio, contra a venda da Copel e pela criação do salário mínimo regional no Paraná.
Como foi traçada sua trajetória política de sucesso?
Com humildade para aprender, dedicação para trabalhar e amor para cuidar do próximo. O político tem que estar à disposição daqueles que mais precisam e é assim que eu trabalho. Além do meu gabinete sempre está aberto para receber sugestões, solicitações e também reclamações, já visitei grande parte das cidades paranaenses. Sou municipalista e construí relações sólidas com prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e lideranças de diversas regiões do Paraná. Parcerias para levar obras e investimentos que geram empregos, oportunidades e garantem desenvolvimento.
O que o Sr. considera ser o maior desafio de um político?
Hoje em dia, acredito que recuperar a credibilidade da classe política junto à população. Nós políticos, temos um papel essencial numa democracia. A política viabiliza projetos que mudam a vida das pessoas. Construção de escolas, pavimentação de ruas, investimentos em hospitais e compras de viaturas. São ações inerentes à função política. A política está na natureza humana e a sociedade só progride e se desenvolve por meios do trabalho dos agentes políticos.
Quais são as suas maiores influências, as que contribuem para desenhar suas atitudes de homem público?
Minha família. Aprendi dentro de casa, principalmente com os ensinamentos da minha mãe, Dona Irma, que me deu como o maior valor da vida o sentimento cristão de trabalhar pelo próximo. É o que me move. Os meus filhos e a minha querida esposa me motivam a continuar trilhando esse caminho iniciado há mais de 30 anos.
Quais são as suas expectativas com a nova função no Legislativo paranaense?
É uma nova função, tenho que me adaptar nessa nova dinâmica. O primeiro secretário é uma espécie de prefeito da Assembleia Legislativa, faz a gestão administrativa da nossa Casa de Leis. É uma tarefa nova, mas que tenho estado satisfeito com a contribuição de todos. Estou muito confiante que vamos fazer com que a gente possa avançar ainda mais na racionalização do dinheiro público e na ampliação da participação dos paranaenses em todo o processo legislativo e na discussão dos grandes temas de interesse do Estado, abrindo canais para que os serviços públicos possam ter melhor qualidade.
O Sr. tem algum projeto de divulgação para que os cidadãos entendam melhor os trabalhos realizados pela Alep?
A Assembleia Legislativa do Paraná é hoje uma das casas legislativas mais transparentes do país. A população tem acesso às sessões e reuniões das comissões pela TV sinal ou pelas redes sociais. Além disso, há canais para o contato direto com os parlamentares. São ferramentas importantes que funcionam muito bem e que serão fortalecidas e ampliadas nessa nova gestão da Assembleia.
Legenda foto: Romanelli e o diretor da revista Fix, Mauro Cesar Teixeira
Deixe um comentário