O deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD) destacou nesta quarta-feira, 6, o repasse autorizado pelo governador Ratinho Junior (PSD) de R$ 1 bilhão para ações de saúde pública às 399 cidades paranaenses. “São recursos para os hospitais, entre outros custeios e despesas da saúde pública nos municípios, que hoje atende a maior parte da população, e merece todo o investimento possível”, disse Romanelli que acompanhou Ratinho e o secretário Beto Preto (Saúde) no encontro que reuniu dois mil gestores do setor em Foz do Iguaçu.
Romanelli defendeu que é preciso fortalecer o atendimento médico-hospitalar do SUS para que fique mais perto das pessoas, com serviços de qualidade descentralizados por todo o Estado. Ele também destacou a decisão do governo estadual pelo novo aporte de recursos que atenderá às cidades paranaenses. “É um investimento histórico, tanto pelo valor quanto pela abrangência”, considerou.
De acordo com o governador Ratinho Junior e o secretário Beto Preto, o montante liberado vai permitir a compra de novas ambulâncias, veículos e equipamentos para os municípios, além de obras de melhorias e construções de unidades de saúde. O dinheiro aumentará também o aumento de repasses para custeio de procedimentos de média e alta complexidade e modernização dos quatro hospitais universitários localizados em Londrina, Maringá, Cascavel e Ponta Grossa.
Municipalismo – Ainda em Foz do Iguaçu, Romanelli destacou a realização da assembleia da Associação dos Municípios do Paraná (AMP). No encontro, o presidente da entidade e prefeito de Santa Cecília do Pavão, Edimar Santos (PSD) prestou contas da gestão aos prefeitos e representantes das associações regionais dos municípios paranaenses.
O deputado coordena a Frente Parlamentar Municipalista da Assembleia Legislativa, que tem na AMP um dos principais parceiros. O colegiado foi criado para ampliar a defesa de demandas que são apresentadas por prefeitas e prefeitos. “A defesa do municipalismo é fundamental porque as pessoas vivem nas cidades e é lá que as melhorias, os investimentos e as transformações devem acontecer”, ressaltou.
Deixe um comentário