O deputado Romanelli (PSB) destacou nesta quarta-feira, 7, a redução da violência e da criminalidade nas 42 cidades da mesorregião do Norte Pioneiro, o que inclui os municípios da Amunop e da Amunorpi. Balanço da Secretaria de Estadual de Segurança aponta que 34 cidades da região não registraram homicídios entre janeiro e junho deste ano, 40 cidades sequer um roubo seguido de morte (latrocínio) e 41 não tiveram lesão corporal com resultado em morte.
Romanelli afirma que os resultados apresentados demonstram o trabalho eficiente das forças estaduais de segurança, em especial da Polícia Civil e Polícia Militar, na prevenção da violência e da criminalidade. “Mostram que estamos no caminho certo ao investir em mais equipamentos, viaturas e em ampliar os efetivos das duas corporações”, disse.
“Apontam ainda que o Norte Pioneiro tem um povo ordeiro e trabalhador. A geração de empregos, as obras, os serviços públicos de qualidade prestados pelas prefeituras e os investimentos de cunho social também contribuem, de forma significativa, na redução da violência e trazem uma boa sensação de segurança à população”, completa Romanelli.
Redução – Das 23 áreas integradas de segurança traçadas pela Secretaria de Segurança, a região de Cornélio Procópio, que abrange 20 municípios, diminuiu o número de homicídios em 70% (foram 20 ocorrências de janeiro a junho de 2018, contra seis no período de 2019).
No Estado, o primeiro semestre registrou uma redução de 20% no índice de homicídios se comparado com o mesmo período de 2018. Em 52% das cidades (211 das 399) não houve registro deste tipo de crime, e em 124 (31%) foram apenas uma ou duas ocorrências registradas. Em relação aos números do ano passado, foram 205 homicídios a menos. De janeiro a junho, foram 828 registros de mortes violentas, número inferior as 1.033 ocorrências dos primeiros seis meses de 2018.
“Estamos trabalhando para combater o crime em todas as suas modalidades. O trabalho de inteligência, integração e planejamento de ações é constante para fornecer maior segurança para todos os paranaenses. E isso se reflete nas estatísticas de homicídio, furto e roubo”, disse o secretário estadual da Segurança Pública, Romulo Marinho Soares.
Região – No primeiro semestre, entre as cidades do norte pioneiro, os homicídios foram registrados em Andirá (2), Cornélio Procópio (2), São Jerônimo da Serra (1), São Sebastião da Amoreira (1), Ibaiti (1), Jacarezinho (2), Ribeirão Claro (1), Ribeirão do Pinhal (1) e Santo Antônio da Platina (1). Os latrocínios foram registrados em Cornélio Procópio (1) e Itambaracá (1).
Compõem a região de Cornélio Procópio, as cidades de Andirá, Assaí, Bandeirantes, Barra do Jacaré, Congonhinhas, Itambaracá, Leópolis, Nova América da Colina, Nova Fátima, Nova Santa Bárbara, Rancho Alegre, Santa Amélia, Santa Cecília do Pavão, Santa Mariana, Santo Antônio do Paraíso, São Jerônimo da Serra, São Sebastião da Amoreira, Sertaneja e Uraí.
A região de Jacarezinho é formada ainda pelas cidades de Abatiá, Cambará, Carlópolis, Conselheiro Mairinck, Guapirama, Ibaiti, Jaboti, Japira, Joaquim Távora, Jundiaí do Sul, Pinhalão, Quatiguá, Ribeirão Claro, Ribeirão do Pinhal, Salto do Itararé, Santana do Itararé, Santo Antonio da Platina, São José da Boa Vista, Siqueira Campos, Tomazina e Wenceslau Braz.
Deixe um comentário