O deputado Luiz Cláudio Romanelli (PSD) gravou vídeo, postado nas redes sociais, em apoio a campanha estadual de incentivo à doação para o Fundo Estadual do Idoso do Paraná. “O censo mostrou que a população brasileira está envelhecendo. Hoje no Paraná, são 2 milhões de pessoas com mais de 60 anos e grande parte desta população depende do poder público para ter qualidade de vida”.
Até 2030, diz Romanelli, a ONU propôs a década do envelhecimento saudável, o que exige também uma série de investimentos públicos nos próximos ano. “Por isso, peço seu apoio para a campanha ‘Imposto destinado, pessoa idosa cuidada’, da Secretaria Estadual da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa. É uma iniciativa para incentivar as empresas e pessoas a doar até 1% e 3%, respectivamente, do imposto de renda devido para o Fundo Estadual dos Direitos do Idoso”.
“Quem doar vai ajudar a levar atividades físicas e recreativas aos idosos, vai ajudar a viabilizar o programa Viaja Paraná 60+, que leva a turma da terceira idade para conhecer as atrações turísticas, e também colaborar com o programa de inclusão digital da população idosa”, completa.
Os programas e serviços, segundo Romanelli, devem chegar com qualidade à população idosa, principalmente aqueles que vivem na faixa mais carente da sociedade. “Até 31 de dezembro é possível consultar o site do conselho estadual do idoso – https://www.cedi.pr.gov.br/FIPAR – e saber como fazer a doação. Se você tiver condição ajude ou alerte quem você conhece para colaborar”, destaca Romanelli.
As empresas, reforça a campanha, podem doar até 1% do imposto de renda (IR) devido, com a possibilidade de deduzir essa contribuição do lucro real também até 31 de dezembro. Já as pessoas físicas podem doar de 3% a 6% do IR devido (3% quando a doação é feita diretamente no ato da declaração e 6% quando é feita ao fundo e depois declarada).
Deixe um comentário