Arquivos

Categorias

Rio Iguaçu poderá ser revitalizado com tecnologia da Coreia do Sul

Governador Beto Richa recebe o embaixador da República da Coréia, Jeong Gwan Lee. Participaram do encontro, a vice-governadora Cida Borghetti, a primeira secretária da Embaixada, Kim Sewon e a pesquisadora da Regina Jeong. Curitiba, 16/11/2015. Foto: Orlando Kissner/ANPr

O Paraná quer aproveitar a experiência da Coreia do Sul em recuperação de rios urbanos para aplicar sua tecnologia no projeto de revitalização da bacia do Rio Iguaçu. “Queremos fortalecer as relações do Paraná com a Coreia do Sul. Vamos avançar na proposta de integração técnica para recuperação do Rio Iguaçu, que é o principal rio paranaense”, disse o governador Beto Richa (PSDB), durante reunião nesta segunda-feira (16), no Palácio Iguaçu, com o embaixador sul-coreano no Brasil, Jeon-Gwan Lee.

Richa agradeceu a visita do embaixador e apresentou as potencialidades econômicas e culturais do Paraná. “Hoje o Paraná realiza um grande plano de investimentos para modernização da infraestrutura viária e urbana. Temos obras nas estradas, portos, aeroportos e ferrovias do Estado”, disse. Ele falou ainda que o estado tem um grande programa para atração de investimentos privados. “O Paraná vive um novo ciclo industrial, graças ao diálogo e à segurança jurídica que o governo proporciona”, afirmou Richa.

No encontro, o embaixador disse que a Coreia do Sul conseguiu fazer um ótimo trabalho de despoluição da parte urbana do Rio Cheonggyechon, em Seul, capital do país.

“Temos experiência nessa área e queremos compartilhar com o Paraná. Tenho certeza que será uma parceria de muito sucesso”, disse. Ele lembrou que seu país importou de Curitiba o sistema de transporte coletivo. “O sistema de transporte deu muito certo. Então agora é nossa hora de retribuir o Paraná passando tecnologia para revitalização do rio”, disse.

Por intermédio da vice-governadora Cida Borghetti, o Governo do Paraná mantém contatos com a embaixada da Coreia do Sul para implantar projetos semelhantes aos realizados na revitalização de bacias hidrográficas urbanas sul-coreanas. A embaixada da Coreia do Sul indicou a empresa Korea Water Resources Corporation – K-Water para cooperação a ser desenvolvida entre o Estado do Paraná e o Governo da Coreia.

A revitalização é um projeto integrado do Governo do Estado que envolve secretarias estaduais, autarquias, empresas públicas e 109 municípios, onde vivem cerca de 4,4 milhões de paranaenses. Também serão envolvidos universidades, organizações não governamentais, ambientalistas e setores usuários de recursos hídricos como indústria e agricultura.

Foto: Orlando Kissner/ANPr