Arquivos

Categorias

Richa sanciona leis que criam rotas do vinho e dos tropeiros no Paraná

O Paraná conta agora com mais duas atividades de turismo rural formalizadas. O governador Beto Richa sancionou a lei que cria a Rota do Vinho, abrangendo 36 municípios, e a lei que regulamenta a Rota dos Tropeiros, que unifica as atividades já existentes em 22 cidades, nos Campos Gerais. A sanção foi dada no dia 27 de setembro e as duas lei já estão publicadas.

A criação da Rota do Vinho incentiva a produção no Paraná, desenvolve o turismo nas regiões produtoras e, principalmente, gera emprego e renda no Estado. A lei foi proposta pelos deputados Anibelli Neto, Chico Brasileiro e Maria Victória. Dos 36 municípios que fazem parte da Rota do Vinho, 12 estão no Sudoeste, nove no Oeste, seis na Região Metropolitana de Curitiba, dois no Sul, Centro-sul e Norte e um município fica no Noroeste.

A Rota dos Tropeiros consiste em um roteiro que passa por 22 municípios. Foi criada em 2002 e incluída no calendário oficial do estado em 2012 para fomentar o turismo e divulgar a história paranaense, mas faltava a regulamentação para que os serviços oferecidos fossem amparados pelas leis de turismo rural e deslanchar o projeto.

“Havia uma insegurança dos empreendedores de investirem na Rota dos Tropeiros, por não ser uma atividade regular. O amparo legal é um grande avanço pois traz segurança e criam condições favoráveis para captação de recursos”, explicou o presidente da Paraná Turismo. A regulamentação de atividade foi proposta pelos deputados Anibelli Neto e Rasca Rodrigues.

Em agosto, Richa sancionou a inclusão da Caminhada Peregrina Caminho Terra do Sol que tem percurso de 100 quilômetros entre Cascavel e Boa Vista da Aparecida, e a Festa do Pacu de Icaraíma. O Paraná possui 224 municípios e 14 regiões presentes no Mapa do Turismo Brasileiro organizado pelo Ministério do Turismo.