Em 2017, o Estado destinou R$ 1,3 bilhão para os 399 municípios do Paraná, entre financiamentos e recursos a fundo perdido. São verbas para instalação da coleta seletiva de lixo, obras de infraestrutura urbana, compra de maquinário para melhoria de estradas rurais, além de aquisição de material e espaço para a prática esportiva.
O governador Beto Richa diz que as cidades têm prioridades diferentes e que o Estado personalizou as ações, de acordo com as necessidades de cada uma. “Já fui prefeito e conheço muito bem as demandas e os desafios das prefeituras para responder aos anseios da população. Por isso, a gestão no Governo do Estado é municipalista”, afirma.
Richa lembra que, a esses repasses diretos, se somam os investimentos do Estado em melhoria no atendimento à saúde nos municípios, apoio aos hospitais públicos e filantrópicos, assistência social, expansão do saneamento, melhoria nas escolas, recuperação de estradas. “Tudo contribui para melhorar a vida nas cidades, que é onde as pessoas vivem. Apoiar as prefeituras é a forma mais eficiente de o Estado expandir sua presença e chegar até o cidadão.”
O montante de R$ 1,3 bilhão refere-se apenas às liberações feitas durante encontros do governador Beto Richa com os prefeitos, realizados ao longo do ano, a maioria no Palácio Iguaçu e alguns em cidades do interior. Esses repasses diretos se deram por meio de secretarias de Estado.
Deixe um comentário