Arquivos

Categorias

Richa envia documento de adesão do Paraná ao Pacto Global da ONU

O governador Beto Richa encaminhou uma carta para o secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon, oficializando a adesão do Estado do Paraná ao Pacto Global, um acordo voluntário pelo qual entidades de todo o mundo se comprometem a aplicar dez princípios relacionados ao desenvolvimento sustentável e erradicação da pobreza. Segundo Richa, com a adesão o governo estadual passa a ser um agente de articulação e mobilização da comunidade empresarial e do próprio setor público para adoção, em todas as práticas, de valores nas áreas de direitos humanos, relações de trabalho, meio ambiente e combate à corrupção.

“Esta iniciativa é um exemplo do compromisso que assumimos com o meio ambiente e a melhoria da condição de vida das pessoas”, disse Richa, que nesta sexta-feira estará no Rio de Janeiro para participar das atividades da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20.

Ele destacou que o Paraná é o único estado brasileiro a formar um comitê multisetorial para tratar dos assuntos da conferência.
O Pacto Global focaliza suas ações na colaboração entre os níveis de governo, as organizações privadas e a sociedade civil.

A iniciativa está presente em 150 países e conta com a participação de 5.200 signatários, entre organizações civis, empresas públicas e privadas, universidades e governos.

De acordo com Eduardo Manoel Araújo, assessor para o Pacto Global das Nações Unidas no Paraná, o documento estadual parte da premissa de que qualquer cidade tem a capacidade de resolver os problemas que ela e as regiões do entorno enfrentam.

Para orientar ações neste sentido, ele trabalha junto à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano na elaboração de uma política estadual que contemple os preceitos da ONU.

Araújo explica que para a aplicação dos princípios do pacto no Paraná serão realizadas ações diretamente com os municípios. A intenção é promover a integração entre todos os órgãos.

“Com a troca de experiências entre setores será possível realizar mudanças, enfrentar complexos desafios e promover a sustentabilidade, com adaptação dos municípios”, disse ele.

ALIANÇA – Para conseguir atingir esse objetivo, o governador Beto Richa lançará a Aliança Nosso Paraná Sustentável durante a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20.

A medida tem como objetivo formar uma rede de cidades sustentáveis dentro do Estado e criar um ambiente favorável à articulação de iniciativas de diversas entidades. “A intenção é promover uma discussão e capacitação para o desenvolvimento solidário e sustentável em todo Paraná”, adianta o governador.

Entre as ações previstas está a aplicação de diretrizes da Conferência Nacional de Cidades no Estado de forma articulada, visando um desenvolvimento sistêmico nas áreas social, cultural, econômica e ambiental.

Iniciada nesta quarta-feira (13), no Rio de Janeiro, a Rio+20 marca os 20 anos de realização da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (Rio-92) e deverá contribuir para definir a agenda do desenvolvimento sustentável para as próximas décadas.

PRINCÍPIOS DO PACTO GLOBAL DA ONU:

1 – Respeitar e proteger os direitos humanos;
2 – Impedir violações de direitos humanos;
3 – Apoiar a liberdade de associação no trabalho;
4 – Promover a abolição do trabalho forçado;
5 – Promover a abolição efetiva do trabalho infantil;
6 – Promover a eliminação da discriminação no ambiente de trabalho;
7 – Apoiar uma abordagem preventiva aos desafios ambientais;
8 – Promover a responsabilidade ambiental;
9 – Encorajar tecnologias que não agridem o meio ambiente;
10 – Combater a corrupção em todas as suas formas, inclusive extorsão e propina.