O governador Beto Richa e o secretário estadual de Saúde, Michele Caputo Neto, inauguraram nesta sexta-feira, 25, o Hospital Municipal João Caires. Para voltar a atender, o governo investiu R$ 543 mil na reforma da unidade, o único hospital do município de Prado Ferreira, no Norte do Estado. Com 20 leitos, o hospital, inaugurado em 1992, nunca havia passado por uma reforma.
Na solenidade, o governador Beto Richa disse que “só é possível fazer obras e repasses aos municípios do Estado por causa do ajuste fiscal feito nos últimos dois anos”. “Fomos firmes quando tínhamos que ser. Aqui, na contramão da crise, estamos investindo no desenvolvimento do Estado”, disse Richa.
Ele mencionou outras ações feitas pelo governo estadual. “Em dezembro do ano passado contratamos três mil policias, compramos 1.200 viaturas novas, estamos reformando mil escolas e investindo em todos os hospitais públicos e filantrópicos. Nenhum outro estado faz isso”, relatou o governador.
A reforma, segundo o secretário de Saúde Michele Caputo Neto, vai dar vida nova ao hospital, que praticamente não estava funcionando. “Dos 20 leitos que existiam aqui, apenas quatro estavam disponíveis. Agora, com essa nova estrutura, vamos poder potencializar o atendimento”, disse. “Há condições, por exemplo, de se fazer cirurgias eletivas sem a necessidade de sobrecarregar outras estruturas em hospitais maiores”, acrescentou.
Atualmente, o hospital de Prado Ferreira recebe do Governo do Estado R$ 240 mil por ano pelo programa estadual Hospsus, de apoio aos hospitais públicos e filantrópicos do Paraná. O recurso auxilia no pagamento de despesas de custeio das atividades.
Deixe um comentário