O governador Beto Richa assinou nesta quarta-feira, 6, acordo com o governo do Japão para instalação de radar para monitoramento meteorológico e prevenção de desastres naturais na região metropolitana de Curitiba. O equipamento é de última geração e pioneiro no Brasil. A parceria se dá por meio da Agência de Cooperação Internacional do Japão que vai disponibilizar o sistema sem custos para o Estado. A iniciativa tem a parceria, ainda, JRC, empresa japonesa do ramo de radares.
O equipamento será instalado na sede do Simepar, no bairro Jardim das Américas, em Curitiba, e deverá entrar em operação em até 60 dias. Com a parceria do Simepar, o radar vai coletar as informações pluviométricas e fazer o cruzamento com informações de deslizamentos já ocorridos na região. Com isso, o Sistema de Previsão de Deslizamentos possibilitará a indicação de prováveis ocorrências, permitindo a emissão de alertas antecipados de desastres.
Richa explicou que o Paraná ampliou as ações de proteção e defesa civil, desde o desastre que atingiu o Litoral do Estado em março de 2011, que ficou conhecido como Águas de Março. “Naquele momento percebemos que algo precisaria ser feito para proteger nosso Estado de desastres naturais provocados por fenômenos climáticos. Iniciamos naquele momento um grande planejamento para investir na área de prevenção de desastres naturais severos”, disse ele.
“A instalação deste equipamento é mais um passo para complementar a série de outras ações já realizadas pelo nosso governo, como a instalação de um radar em Cascavel, que, com a integração com outros equipamentos do Simepar, cobre todo o território paranaense, parte de Santa Catarina e do Paraguai”, disse Richa. “O Paraná, mais uma vez, sai na frente com todas as ações que desenvolvemos para proteger a nossa população”.
Foto: Arnaldo Alves/ANPr
Deixe um comentário