O jornalista Ricardo Dias, do Jornal do Comércio Hauer, assumiu nesta terça-feira, 14, a presidência da Associação dos Jornais de Bairro do Paraná. “Os jornais de bairro têm foco e importância local, entram na casa dos moradores. As pessoas se reconhecem e se apropriam dos jornais. Além disso, são ferramentas importantes de divulgação do comércio e serviço das comunidades”, disse Dias.
O vice-presidente da entidade é Adilson da Costa Moreira, da Gazeta do Santa Cândida – ambos de Curitiba. Criada neste ano, com 25 jornais associados, a associação pretende fortalecer e profissionalizar os jornais gratuitos de bairro com público dirigido do Paraná.
Os jornais de Curitiba e região metropolitana têm uma tiragem média mensal de 325 mil exemplares, atingindo 1,3 milhão de leitores. “A expansão para o interior do Estado começa já no próximo mês”, disse Ricardo.
O secretário Marcio Villela (Comunicação Social) afirmou que os jornais de bairro cumprem uma função importante, pois valorizam a comunidade e fortalecem o comércio local. “O jornal de bairro conhece a realidade e consegue pontuar as demandas e necessidades locais”, disse.
Villela também destacou que esse tipo de publicação ajuda a divulgar para a população as ações do poder público. “Acreditamos que quanto mais segmentado o veículo, mais oportunidade temos de estabelecer um diálogo aberto e transparente com a comunidade”, salientou.
Para o deputado Luiz Claudio Romanelli, os jornais de bairro cumprem um papel social fundamental no dia a dia das cidades. “Nós sabemos que os municípios têm uma dinâmica própria e, além de ter os grandes veículos de comunicação, cada vez mais os bairros têm jornais que retratam a movimentação da vida social, política, administrativa e comercial daquele local. Estes veículos contam para as pessoas o que acontece na sua região”, afirmou.
Participaram da solenidade o diretor administrativo do BRDE, Orlando Pessuti; o diretor de Mercado e Relações Institucionais da Fomento Paraná, Luiz Renato Hauly; o deputado estadual Ney Leprevost e o vereador Mauro Ignácio.
Deixe um comentário