Arquivos

Categorias

Ricardo Barros assume presidência da Comissão de Ciência, Tecnologia e Inovação da Câmara dos Deputados

O deputado Ricardo Barros (PP) foi eleito nesta quarta-feira (19) na presidência da Comissão Permanente de Ciência, Tecnologia e Inovação da Câmara dos Deputados.“Eu sempre priorizo as demandas que posso efetivamente entregar aos brasileiros. Num momento em que o mundo está voltado ao desenvolvimento de tecnologias e às questões de cibersegurança, essa comissão terá de entregar avanços em inteligência artificial, em data centers, em hidrogênio renovável e na geração de energias limpas”, adiantou Barros.

A Comissão de Ciência, Tecnologia e Inovação tem, entre as suas atribuições, analisar propostas legislativas que digam respeito ao desenvolvimento científico, à pesquisa, à capacitação científica e tecnológica e à inovação. O grupo parlamentar também pode participar da formalização de acordos de cooperação com outros países e organismos internacionais e, ainda, promover políticas estratégicas junto aos setores envolvidos.

“Faremos uma reunião na próxima semana, ouvindo todos os parlamentares efetivamente interessados, para estabelecermos quais temas devemos trabalhar ao longo deste ano, para além das análises das propostas que tramitam pela Casa. Esta será uma gestão de diálogo com o governo e com os pares, a fim de que possamos avançar, gerando mais empregos e oportunidades para os brasileiros”, afirmou.

Duas comissões
O PP assumiu o comando de duas das 30 comissões permanentes da Câmara dos Deputados. Além da Ciência, Tecnologia e Inovação, o partido também estará à frente da Comissão de Viação e Transportes por meio do deputado Maurício Neves, presidente da sigla no Estado de São Paulo.

A escolha das comissões permanentes é feita com base no resultado da última eleição para a Câmara e no princípio da proporcionalidade partidária, a partir da preferência dos partidos para as presidências desses colegiados. Ou seja, o tamanho de cada bloco partidário na Casa define quem escolhe primeiro e quantas comissões cada um terá.