O Sebrae deu mais um passo rumo à internacionalização do Sistema de Informação da Gestão Estratégica Orientada para Resultados (SIGEOR), estratégia de cooperação com parceiros na América Latina. Representantes do Centro de Desenvolvimento de Tecnologias para Integração Transfronteiriça de Micro e Pequena Empresas do Mercosul e América Latina (Sebrae CDT-AL), localizado em Foz do Iguaçu, apresentaram nesta segunda-feira, dia 5, a metodologia do Projeto SIGEOR Parceiros, durante uma reunião técnica em Assunção, no Paraguai.
O encontro, na sede da Embaixada do Brasil, na capital paraguaia, contou com a presença de técnicos da Secretaria Nacional de Turismo do Paraguai (Senatur), Ministério da Indústria e Comércio (MIC) do Paraguai, Parque Tecnológico de Itaipu – Paraguai (PTI-PY) e Centro de Informações e Recursos para o Desenvolvimento (CIRD).
O Sebrae/PR, gestor do Sebrae CDT-AL e do SIGEOR Parceiros, entregou software com informações do Projeto e orientações sobre a primeira capacitação, que acontece nos próximos dias 29 e 30 de setembro, em Foz. A comitiva do Sebrae/PR está em Assunção, para participar da edição 2011 da Feira Comercial, Industrial, de Turismo e Seminários Empresariais (Fecomi).
O SIGEOR permite o gerenciamento e o monitoramento de projetos, do planejamento à execução. Com ele, é possível avaliar ações realizadas, controlando o andamento de todo o processo. “É uma estratégia que garante agilidade no planejamento e melhora a gestão em todas as etapas de execução. Com um modelo que se baseia na otimização dos resultados, contribui para auxiliar organizações a compreender e analisar as transformações no ambiente em que atuam”, diz Orestes Hotz, gerente da Regional Oeste do Sebrae/PR.
Na esfera da cooperação internacional, emenda Luiz Antonio Rolim de Moura, consultor do Sebrae CDT-AL, o objetivo é fortalecer ainda mais os laços com parceiros que têm o empreendedorismo e as micro e pequenas empresas, razão de existir do Sebrae, como itens prioritários em suas agendas, assim como contribuir para que o planejamento das iniciativas que envolvam, direta ou indiretamente os pequenos negócios, seja cada vez mais assertivo e eficiente. “É um sistema seguro, de apoio à gestão.”
Para Paola Guccione, da Senatur paraguaia, o SIGEOR Parceiros é uma proposta inovadora. “Necessitamos de uma ferramenta como essa, para sistematizar os nossos projetos. Hoje, estão todos pulverizados. E o monitoramento nos permitirá uma visão cada vez mais ampla, atendendo nossos direcionamentos administrativos.” O SIGEOR poderá, na avaliação da representante da Senatur, auxiliar no processo de integração entre as áreas técnicas, administrativa e financeira.
O presidente executivo do CIRD, Agustín Carrizosa, diz que a entidade de apoio aos pequenos negócios no Paraguai está ansiosa para incorporar a metodologia SIGEOR em projetos e sistemas. “É uma poderosa ferramenta de apoio à organização.” Segundo Carrizosa, o SIGEOR Parceiros vem num excelente momento, uma vez que o CIRD investe em um sistema de gestão do conhecimento. “A parceria com o Sebrae CDT-AL fortalece cada vez mais nossas instituições”, assinala.
“O uso da metodologia do SIGEOR por parceiros na América Latina significa contribuir para o aprimoramento da gestão de ações e projetos desenvolvidos por eles. A transferência de conhecimento em gestão estratégica orientada para resultados complementa ainda a estratégia de ampliação do atendimento Sebrae, já que potencializa a capacidade e agrega qualidade ao apoio desses parceiros aos empreendedores e micro e pequenas empresas”, complementa Augusto Stein, do Sebrae CDT-AL.
Deixe um comentário