Os peemedebistas paranaenses estão fazendo mistério sobre o encontro que o governador Roberto Requião teve em São Paulo, na segunda-feira, pouco antes de embarcar para a Europa, em férias. Não querem revelar os partidos envolvidos nem seus personagens. Mas como nem tudo em política é segredo, a informação é que Requião se reuniu com os peemedebistas Michel Temer, presidente nacional do partido, e Orestes Quércia, e com o governador de São Paulo, o tucano José Serra.
Em pauta, a sucessão do presidente Lula e uma sondagem sobre a possibilidade de Requião ser candidato a vice-presidente.
O presidente do PMDB paranaense, deputado Waldyr Pugliesi, que foi a São Paulo com Requião, justificou o mistério dizendo que todos os envolvidos no encontro se comprometeram a não comenta-lo. Mas deu algumas dicas, como por exemplo, que se discutiu a possibilidade da candidatura de Requião a vice-presidente.
— Pintou no pedaço a possibilidade da vice, e se o PT não estava presente, não era a vice da Dilma, disse Pugliesi, que afirmou que a conversa não foi conclusiva, mas foi boa e, logicamente, terá desdobramentos .
O deputado revelou que o governador Roberto Requião deixou claro no encontro o apreço que tem pelo PT, que integra o seu governo, e especialmente com a presidenciável petista, a ministra chefe da Casa Civil, Dilma Roussef.
Pugliesi se inclui entre os peemedebistas que têm simpatia pelo PT, mas pondera que se trata do poder nacional e que, no momento em que o PT está se bandeando para quem é o contrapé do Requião (o senador Osmar Dias) por que não vamos lá?
O melhor quadro
Segundo Pugliesi, Orestes Quércia e Michel Temer, perguntaram ao governador Roberto Requião sobre a disposição de enfrentar a eleição presidencial de 2010.
Para os dois peemedebistas, Requião é o melhor quadro do partido na composição que o PMDB pode assumir na disputa da sucessão de Lula .
Segundo Pugliesi, foram debatidas diversas questões sobre as conjunturas políticas, nacional e estadual, e as sucessões, no ano que vem, do presidente Lula e do próprio Requião.
— Buscamos aprofundar o debate sobre o que pode acontecer no Brasil e logicamente o que isto reflete no Paraná e, também, aquilo que o Paraná influencia no Brasil, afirmou.
Tapete vermelho
Um deputado peemedebista, que preferiu o off, assegurou que o governador Roberto Requião foi recebido em São Paulo com todas as honras .
— Estenderam o tapete vermelho prá ele, revelou.
Segundo este deputado, o governador pela primeira vez saiu entusiasmado com a possibilidade de uma composição nacional com o PSDB .
— O PSDB mostrou interesse em ter Requião no projeto de 2.010, comemorou.
da coluna de Roseli Abrão no HoraHNews.
Sinceramente… Não gostei muito da idéia em primeiro plano…
Mas vendo o meu governador se interagindo com postura e honestidade como sempre vem sendo. Apóio sua descisão se essa for.
Eu.
Quero ver o Reka manter o discurso antiprivatista, anticapitalista, anti… anti…do lado do Serra e do FHC, aqui no Paraná tendo que dar beijinhos no Lerner, vai entender isso, isso sim é que vai desmoralizar todo esse palavrório cultivado pelo Governador…