O senador Roberto Requião está encaminhando um pedido de informações ao ministro Guido Mantega (Fazenda), sobre “as motivações de natureza técnica” que levaram a pasta a propor à presidente Dilma Rousseff aquilo que o paranaense chama de “privatização” do Banco do Brasil.
A proposta do ministério seria a elevação da participação do capital estrangeiro no Banco do Brasil. Requião pede a Mantega cópia de todos os documentos produzidos para sustentar a decisão.
“Permitir que 30 por cento das ações do Banco do Brasil sejam transferidos para as mãos de estrangeiros é o mesmo que fraudar a norma que dá ao BB as características de instituição financeira oficial. Pior ainda, dá seguimento a um processo de privatização e de transferência de parcela significativa do capital aos estrangeiros em um dos poucos setores que têm obtido lucros expressivos, em comparação com outros setores da economia”, afirma o senador no requerimento.
Segundo Requião, o aumento da participação do capital internacional no banco é uma forma de permitir que entre no país “capital meramente especulativo, que somente gerará uma transitória elevação de nossas reservas cambiais, com tendência de corroê-las quando das vultosas remessas de lucros que advirão da distribuição de resultados do Banco do Brasil”.
Got a Questions?
Find us on Socials or Contact us and we’ll get back to you as soon as possible.