O governador Roberto Requião participou no sábado (21) do lançamento da candidatura do deputado estadual Luiz Eduardo Cheida, 53 anos, à prefeitura de Londrina. "Londrina precisa do Cheida e dos companheiros do PMDB neste momento em que é preciso reconstruir a realidade desta cidade, com transparência e limpeza. Vesti a camisa desta campanha e quero ver o programa do Cheida concretizado", disse Requião. O encontro no anfiteatro da Casa da Amizade – que ficou completamente lotado – of icializou a chapa de vereadores e contou com ainda com a presença do vice-governador Orlando Pessuti, do presidente estadual do partido Waldyr Pugliesi, do ex-senador Leite Chaves, de deputados federais e estaduais, secretários de Estado e prefeitos da região.
"Estou entusiasmado com a candidatura do Cheida", declarou Requião. "Esta é a minha primeira visita a Londrina para a campanha e com certeza virei aqui dezenas de vezes para dar meu apoio". Requião destacou uma série de obras do Governo do Estado realizada na cidade como a duplicação da avenida Carlos Strass, na região norte, e o centro de tratamento de queimados. Requião lembrou ainda investimentos nas áreas de saúde e educação, destacou a "reconstrução" dos hospitais da zona sul (HZS) e da zona norte (HZN) e a construção do "melhor Jardim Botânico do País".
Requião admitiu atraso das empreiteiras que ganharam as concorrências no caso dos hospitais e problemas com a burocracia da licitação de obras no Jardim Botânico. "Mas as obras vão sair em breve e Londrina vai se orgulhar delas", acrescentou.
Bons cidadãos, bons políticos – Requião também não evitou comentar a crise política que abala Londrina. Em seu discurso, Requião lembrou que havia sido questionado por um jornalista, quando chegou ao local do evento, sobre as denúncias contra vereadores, incluindo três do seu partido (Henrique Barros e Osvaldo Bergamin se desligaram do PMDB). "Queria sugerir a esta pré-convenção que tire uma moção de apoio ao Ministério Público, que está pondo esta gataiada na cadeia", disse o governador, sendo bastante aplaudido. "Fizemos até uma Penitenciária nova para eles", concluiu.
Cheida resumiu em duas palavras o tom de seu programa de governo para Londrina: “Cidade Educadora”. Ele disse que, “se quisermos eleger bons políticos, temos de formar bons cidadãos”. "Vamos qualificar a nossa mão-de-obra", disse Cheida. "Não podemos mais perder para o tráfico de drogas um jovem que pode ter, por exemplo, inteligência para se tornar um grande cientista", enfatizou.
Segundo Cheida, que foi prefeito de Londrina no período de 1993 a 1996, "a atual crise na Câmara de Londrina não é uma causa, mas a consequência de uma distorção. Por isso, a Cidade Educadora não é só qualidade na escola, mas é também cidadania e combate à cultura da corrupção no cotidiano.
A coordenadora da Região Metropolitana de Londrina, Elza Correia, disse que "é hora de unidade" no PMDB e declarou apoio total à candidatura de Cheida. O vice-governador Orlandio Pessuti destacou que "as idéias do Cheida são novas e atuais, mas inspiradas pela tradição do partido". E concluiu: "Vai firme, Cheida! Requião e Pessuti estão ao seu lado".
O deputado federal Rodrigo Rocha Loures lembrou que, sendo médico, Luiz Eduardo Cheida "é a pessoa mais indicada para tratar desta falência múltipla que Londrina enfrenta atualmente". Para Rocha Loures, o candidato do PMDB à prefeitura de Londrina é a pessoa mais preparada para "conduzir o resgate da ética, em busca da auto-estima que a cidade perdeu".
Deixe um comentário