O governador Roberto Requião e o presidente do Paraguai, Fernando Lugo, assinam termo de cooperação nesta sexta-feira (6), às 10:30 horas, no Hotel Rafain, em Foz do Iguaçu, em que o Governo do Paraná assume o compromisso de ceder, sem nenhum ônus, 81 bolsas de estudo para alunos paraguaios nos colégios agrícolas estaduais.
Nove vagas são para o Centro Estadual Educacional Professor Manoel Moreira Pena em Foz do Iguaçu. As demais vagas (72) são para dez colégios agrícolas em outras regiões do Estado. A seleção dos alunos paraguaios foi feita pelo consulado do Brasil em Cidade de Leste, sob a coordenação do cônsul Fernando Cruz de Mello.
Os alunos selecionados participam da solenidade de assinatura do termo de cooperação, que tem como principal objetivo promover o desenvolvimento agrícola do Paraguai. A proposta é que os alunos formados nos colégios agrícolas do Paraná exerçam o papel de multiplicadores de conhecimento quando retornarem às suas regiões de origem.
Ohhhhhh é de se admirar tanta generosidade, quase que chorei… Grande coisa isso e tenho certeza de que não serão paraguaios os que virão para o curso, mas sim os filhos de alemães ou italianos, os colonizadores da faixa de fronteira no Paraguay, os mesmos que colonizaram o sul do brasil e dos quais a gente nunca sabe a real identidade, se são europeus, brasileiros, paraguaios….