Entender a cultura como necessidade básica, identificar e criar condições para que os protagonistas dos fazeres artísticos e culturais se tornem o centro da política cultural brasileira. Com essa meta, o Ministério da Cultura (MinC) lançou o Programa Cultura Viva – Pontos de Cultura, em meados de 2005, beneficiando cerca de mil iniciativas e experiências desenvolvidas pela sociedade civil, número que deverá ser duplicado, já nos próximos anos, quando serão formalizados novos convênios.
Em Foz do Iguaçu, a Casa do Teatro é um Ponto de Cultura, contemplada pela iniciativa do Governo Federal, após ter sido escolhida através de edital de seleção pública nacional, onde foram inscritos mais de 700 projetos de todo o país, no ano de 2005.
Um pouco do trabalho realizado pela entidade iguaçuense foi apresentado à representante do MinC, Patrícia Del Claro (na foto, a esquerda), que visitou a instituição neste dia 18. A consultora integra a equipe que está percorrendo os Pontos de Cultura de toda a região sul do país, através da parceria entre a Coordenação de Gestão da Secretaria de Cidadania Cultural do MinC e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud). O objetivo é acompanhar e registrar a gestão administrativa e o desenvolvimento das atividades culturais em cada instituição conveniada, além de auxiliar em eventuais dificuldades ou necessidades por parte dos pontos. (Leia mais)
Agora só fica faltando o MINC arranjar um canudo de segundo grau (verdadeiro) pro gordo da (a)fundação cultural…