Arquivos

Categorias

Reni garante transporte escolar adaptado à escola Nosso Canto, em Foz do Iguaçu

IMG_6323

Era uma luta de 13 anos. A Escola Especial Nosso Canto, especializada no atendimento à alunos com algum tipo de deficiência, é conveniada ao Município e há muito tempo vinha tentando implantar uma linha de ônibus que fizesse o transporte escolar adaptado aos alunos.

Depois de muitas reuniões entre a direção da Escola, a Secretaria Municipal de Educação e o prefeito de Foz do Iguaçu, Reni Pereira, é que se chegou ao projeto de instalar duas linhas para fazer o transporte gratuito aos alunos.

O Município adaptou dois ônibus que já estão funcionando desde a semana passada. Dois fazem o percurso pela manhã, se dividindo um pela região dos bairros Porto Meira, Morumbi , Jardim São Paulo e centro e outro na região dos bairros Vila A, Vila C e Três Lagoas. São 23 alunos na região centro-sul e leste e mais 26 alunos da região norte.

À tarde, os dois ônibus percorrem as mesmas regiões, em pontos próximos à residência dos alunos, somando 42 alunos no período da tarde. É um motorista e um ajudante para cada ônibus, que funciona de segunda à sexta-feira, buscando e levando de volta todos os alunos.

São 91 alunos e famílias beneficiadas, pois antes, os pais precisavam pagar pelo transporte escolar, muitas vezes, famílias sem condições, que tiravam uma parte da renda para pagar as vans. Agora, a Prefeitura de Foz está disponibilizando as duas linhas que fazem o transporte adaptado, proporcionando mais comodidade, segurança e bem-estar aos alunos.

De acordo com a diretora da Escola Nosso Canto, a primeira reivindicação foi a do asfalto na rua em frente à Escola. A Prefeitura atendeu e asfaltou.

Depois veio o pedido para o transporte escolar, e mesmo sem orçamento, o prefeito assumiu o compromisso e realizou. “No ano passado já fomos contemplados com o asfalto, e agora, veio o tão esperado transporte que era muito importante para as famílias. O transporte pago era muito caro para os pais manterem, as vans paravam em pontos muito distantes, dificultando a mobilidade dos alunos. Essa era uma luta de 13 anos e que agora, graças ao prefeito Reni, conseguimos”, disse Elisa Marinho Hartmann.

O prefeito, Reni Pereira, disse em uma das reuniões com a direção da escola que “aos poucos vamos trabalhando, vamos avançando e vamos atendendo aquilo que for mais prioridade no Município. Como é uma escola especial, sentimos essa necessidade de dar um apoio maior e por isso, acabamos atendendo esse pedido”, destacou Reni.

Para uma mãe de aluno, que mora no bairro Morumbi, durante muito tempo foi sofrido para pagar o transporte. “A gente tinha de pagar até R$ 200,00 por mês, era muito difícil. Meu filho tem 15 anos, é cadeirante e eu o carregava no colo, muitas vezes, até o ponto onde passava a van. Com o transporte adaptado e gratuito, é, sem dúvida, muito melhor”, agradeceu Eliana da Silva.

A secretária municipal de Educação, Lisiane Veck Sosa, explicou que as duas linhas vão operar normalmente e a intenção é de facilitar o transporte aos alunos. “Os dois ônibus foram totalmente adaptados para os alunos com qualquer tipo de deficiência. O prefeito se engajou nessa causa e se desdobrou para atender a Escola. Nós sentimos a necessidade de melhorar a qualidade de vida desses alunos e por isso, assumimos esse compromisso”, enfatizou a secretária.