O prefeito Reni Pereira firmou compromisso, nesta quinta-feira (28), para disponibilização da área onde será construída a sede do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (CIOSP) em Foz do Iguaçu, no Oeste do Paraná. Reni participou, na sede da Delegacia da Polícia Federal, da reunião do Gabinete de Gestão Integrada de Fronteira (GGIFron), com participação do secretário estadual de Segurança Pública, Wagner Mesquita.
Após a reunião, prefeito, secretários e representantes das Forças de Segurança visitaram e aprovaram a área de aproximadamente 1,9 mil metros quadrados, que fica anexa à Guarda Municipal de Foz do Iguaçu. O CIOSP vai abrigar os órgãos de segurança que atuam na região da Tríplice Fronteira entre Brasil, Paraguai e Argentina.
O local vai contar com estrutura para DIEP, CAPE, GGI, além de um Centro de Monitoramento, alojamentos e toda estrutura necessária para receber as demais forças de segurança para ações conjuntas. A vista ao terreno foi acompanhada pelo diretor do Departamento de Inteligência da Secretaria de Segurança Pública, Fábio Amaro, pela deputada Claudia Pereira, o Comandante do Corpo de Bombeiros, Tenente Coronel Marcos Antonio Jahnke, o Subcomandante da Policia Militar e demais autoridades.
“Essa é mais uma prova de integração, esse terreno fica anexo à sede da Secretaria Municipal de Segurança Pública onde vamos fazer um complexo, ter acesso e troca de informações com o setor de inteligência”, destacou o Secretário Municipal de Segurança Pública, Cleumar Farias.
“O Centro Integrado de Operações de Segurança Pública irá reunir em um mesmo local, representantes de todas as forças de segurança. O projeto já está pronto. Será um prédio de cinco andares que contará com alta tecnologia nas salas de situações, operação de comando e controle, controle das fronteiras, sala de monitoramento, sala de inteligência, analise de fusão de dados, call center de máxima urgência e demais serviços de segurança, explicou o Diretor do Departamento de Inteligência da Secretaria de Segurança Pública, Fábio Amaro.
“Isso vai contribuir com a diminuição da criminalidade da região e no Brasil inteiro. As operações ostensivas serão melhoradas. São muitas as instituições que operam na região, Forças Armadas, Batalhão de Fronteira, Polícia Federal, Receita Federal, Polícia Civil, então a ideia do Centro é trazer proveito a todo o sistema de Segurança Pública”, destacou o Secretário da Segurança Pública do Estado, Wagner Mesquita que aprovou o local e o terreno que será cedido para a construção do prédio.
“Tenho certeza que é um projeto que vai trazer um resultado muito grande e aumentar a capacidade de atuação das Polícias tanto da Cidade, do Paraná e dos Estados que irão participar”, salientou o Prefeito Reni Pereira. “Estamos disponibilizando hoje para o Secretário Mesquita esse terreno, vamos formalizar para que seja liberado e na sequência aguardamos a definição da titularidade, para que possamos encaminhar o processo legislativo e temos certeza que a câmara ira colaborar na liberação”, acrescentou o Prefeito.
Deixe um comentário