A Organização Mundial da Saúde (OMS) criou o Dia Mundial sem Tabaco, comemorado no dia 31 de maio, pelos 191 países membros da organização. O objetivo é sensibilizar a comunidade em geral sobre os malefícios do consumo dos produtos derivados do tabaco, divulgar e reforçar as leis que restringem o uso do tabaco em ambientes fechados.
No Paraná, depois de muita polêmica, a lei que proíbe o fumo em locais fechados de uso coletivo foi sancionada pelo Governador no ano passado. A Lei Antifumo estadual é fruto de um substitutivo geral elaborado pelo deputado Reni Pereira (PSB), que comemora os benefícios que a lei já trouxe para o Estado. “Com certeza os paranaenses aprovaram a lei! Os fumantes e não fumantes compreenderam a importância e os benefícios, para a saúde pública, de manter os ambientes coletivos livres do tabaco”, argumenta.
A fumaça, é a maior fonte de poluição em ambientes fechados, a melhora na qualidade do ar, e, portanto na saúde das pessoas são benefícios imediatos advindos da lei antifumo. “Os jovens saem na balada e como não se fuma em qualquer lugar, ele será menos influenciado a começar a fumar, e ainda não voltam para suas casas com o cabelo e roupas cheirando a fumaça”, comemora Reni. (Leia mais)
Deixe um comentário