Arquivos

Categorias

Reni assina convênio para implantar o Mercado Municipal de Foz do Iguaçu

reni mercado

O prefeito Reni Pereira assinou, na manhã desta quarta-feira (02), o termo de permissão de uso que vai permitir a implantação do Mercado Municipal de Foz do Iguaçu. A estrutura será construída em parceria da Prefeitura, Secretaria de Turismo, Itaipu Binacional e o Parque Tecnológico de Itaipu (PTI).

O Mercado Municipal será um local de entretenimento e lazer, com atividades artísticas, comerciais e gastronômicas, que apoiem o desenvolvimento local. A proposta é que todas as etnias que hoje vivem em Foz do Iguaçu, sejam representadas no local com seus produtos característicos e culinária típica.

“Hoje nós temos em algumas capitais o Mercado Municipal, como um ponto de encontro do turista. Esse empreendimento irá oxigenar e trazer um novo viés de empreendimento para Vila Portes, a geração de empregos da região, além de complementar os atrativos turísticos, vai trazer iguarias que não se encontram em qualquer outro Mercado Municipal do Brasil”, declarou Reni.

O Mercado Municipal terá sua construção e gestão realizadas pelo PTI, o terreno para a edificação será onde funciona o Departamento de Serviços e Manutenção, antigo DRM. O prazo estabelecido no convênio é de três anos. A obra faz parte das comemorações programadas para o ano do centenário de Foz do Iguaçu.

“Acreditamos que esse prazo possa se abreviar, isso porque o PTI tem uma desenvoltura muito mais ágil para a construção”, disse Reni.

Participaram da solenidade o Prefeito Reni Pereira, o presidente da Câmara José Carlos, o diretor geral brasileiro da Itaipu Binacional Jorge Samek, o diretor superintendente do Parque Tecnológico de Itaipu Juan Carlos Sotuyo, o presidente da ACIFI João Batista de Oliveira, o presidente do CODEFOZ Danilo Vendrúsculo e demais autoridades.

Jaime Nascimento, secretário de Turismo disse, “O terreno tem um tamanho apropriado e muito bem localizado. O atrativo será um ponto de partida para a revitalização e crescimento da Vila Portes”.

Para o diretor superintendente da Itaipu Juan Carlos Sotuyo a comunidade estará representada. “Além da elaboração do projeto arquitetônico, complementar e a construção, vamos buscar a alma do mercado, precisamos saber o que as pessoas, os pioneiros, os emigrantes gostariam que esse mercado tivesse para que possa representar a nossa comunidade”, enfatizou.

A Fundação PTI já conseguiu R$ 5 milhões para a obra e o investimento é financiado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES. O prazo de permissão e uso do terreno de 101 mil metros quadrados, será de 30 anos.

De acordo com o Prefeito, o Departamento de Serviços e Manutenção, antigo DRM será levado para as proximidades da área industrial.