O prefeito Luciano Ducci disse que, nos últimos sete anos, a Regional CIC passou por uma grande transformação. Desde a criação da Regional, por Beto Richa e Luciano, em 2005, foram ampliados os serviços da Prefeitura, com a construção de creches, escolas, unidades de saúde, Centro de Urgência Médica e novas moradias. “Os moradores dos quatros bairros da estão sentindo a melhoria na qualidade de vida e vai melhorar ainda mais com a parceria entre Prefeitura e o governo do Estado”, disse.
Esta parceria já rendeu resultados com a criação de quatro UPSs, nas regiões do Sabará, Caiuá, Vila Verde e Nossa Senhora da Luz. Somadas às unidades já implantadas no Uberaba e Parolin, Curitiba passa a contar com seis UPS na cidade.
Uma grande feira de serviços no Sabará irá consolidar a ação de segurança na CIC feita em parceria com o governo do Estado. Com início no Sabará, a feira acontecerá também no Caiuá, na próxima terça, dia 24, na Vila Verde, na sexta (26) e na Vila Nossa Senhora da Luz, no dia 31 de julho.
O mutirão contará com ações da Cohab, FAS, Fundação Cultural de Curitiba, secretarias Antidrogas Municipal, Abastecimento, Finanças, Defesa Social, Educação, Esporte e Lazer, Meio Ambiente, Saúde, Urbanismo e Meio Ambiente e da Polícia Militar do Paraná.
Com novo suporte de segurança pública, a área que se desenvolveu impulsionada pelas grandes empresas da Cidade Industrial de Curitiba se consolida com estrutura habitacional e de serviços e também como polo de tecnologia.
A regional CIC concentra quase 10% da população da capital (171,4 mil habitantes) e é formada pelos bairros CIC (159.820 moradores), Augusta (6.598), Riviera (289) e São Miguel (4.773).
“A Cidade Industrial de Curitiba cresceu e se fortaleceu economicamente como nunca, nas gestões de Beto Richa e Luciano Ducci. Desde que foi criada, a Regional cumpre um importante papel no processo de desenvolvimento da região”, afirma José Dirceu de Matos, administrador regional da CIC.
Nos últimos anos, na CIC, aumentou a população e o número de estabelecimentos comerciais e de serviços cresceu para fazer frente às novas demandas, e, ao lado do importante parque de indústrias pesadas, entre elas montadoras de veículos, a região foi escolhida para abrigar empresas de alta tecnologia.
Não faltaram incentivos de dois programas municipais: Curitiba Tecnoparque e Curitiba Tecnológica, da Curitiba S/A, desde a administração Beto Richa, para a atração de empresas como Positivo Informática, Volvo, Bosch, Siemens e outras.
Serviços municipais ficaram mais acessíveis à população, enquanto a Prefeitura espalhava obras e equipamentos públicos para atender às demandas da região. A Cohab realocou centenas de famílias que viviam em áreas de risco ou protegidas ambientalmente em apartamentos novos. Ruas de saibro quase não existem mais; deram lugar ao asfalto novo.
Raio-X digital – Foi construído o Centro Municipal de Urgências Médicas CIC que agora conta com raio-X digital; o paciente não precisa mais se deslocar para um hospital e fazer o exame. O laudo é devolvido em menor tempo, via internet, para a equipe da saúde, a partir da Central de Laudos instalada no Hospital do Idoso (Pinheirinho).
Os moradores passaram a contar com atendimento de estratégia de saúde da família nas Unidades das vilas Sandra e Vitória Régia. Foram construídos também Espaços Saúde Augusta, Taiz Viviane Machado e Cândido Portinari. Proximamente, a região terá mais duas Unidades de Saúde, no Campo Alegre e no Sabará (reconstrução). .
Alimentação – A região tem Restaurante Popular, que funciona na Rua Raul Pompéia desde 2010, e neste ano, o Armazém da Família Barigui onde os alimentos, produtos de higiene e limpeza custam até 30% mais barato, é o terceiro instalado no bairro. Os outros são da Vila Sandra, e do Caiuá,
Vagas em creches – Nos últimos três anos, a prefeitura criou mais 700 vagas construindo novas creches para crianças de 0 a 5 anos. Em Moradias Diadema, a Miguel Arraes tem 200 vagas; a Osni Camargo Carvalho, no Flamboyant, outras 200; Moradias Corbélia, em São Miguel, 150 vagas; e na Augusta Mário Covas, 150 vagas. Em construção, a creche que vai funcionar em Moradias Arroio, com mais 150 vagas.
Uma extensão do CRAS acaba de chegar para atender um número maior de famílias pobres com diversos programas sociais.
Do saibro ao asfalto novo – Nesse tempo foi possível realizar o maior sonho dos moradores da CIC, manifestado em audiências públicas: substituir antiga e desgastada malha viária de 100 km de saibro por asfalto novo.
No Orçamento de 2013 estarão previstos os recursos necessários para asfaltar os últimos trechos, que somam 8 km. Entre os grandes conjuntos construídos pela Cohab, só falta concluir os serviços no Moradias Vitória Régia, onde vivem quase 3 mil famílias.
Como parte do programa Asfalto Novo, a Prefeitura leva pavimento de alta qualidade a 22 ruas (6,4 km) do Conjunto Oswaldo Cruz, benefício para os seus quase 4 mil moradores. A rua Ariel Villar Tacla, de grande movimento, também será asfaltada, desde a João Bettega até a Arthur Martins Franco.
Raul Pompéia – No mês de setembro devem ter início as obras de revitalização da rua Raul Pompéia, no trecho entre a Juscelino Kubitschek e a rótula da Carlos Klemtz. A Raul Pompéia terá cara nova e moderna, com 4 pistas de rolamento. A obra inclui pavimentação, novas calçadas, sinalização viária e nova iluminação. O investimento será do município com suporte de recursos do Fundo de Desenvolvimento Urbano (FDU) do governo do Estado.
Aquela área da Raul Pompéia na CIC tem grande concentração de lojas e é de tráfego intenso. A obra atende reivindicação dos comerciantes e moradores da região, que serão beneficiados pelas melhorias viárias e poderão circular pela Raul Pompéia com mais conforto e segurança.
Praça no Passaúna – A bonita praça que a Prefeitura de Curitiba construiu no Alto Bela Vista do Passaúna tem atraído famílias inteiras e muitos turistas, especialmente nos finais de semana. Entre os moradores, muitos citam, com certa ponta de orgulho, que aquele enorme gramado, a vegetação e o mirante fazem parte da segunda maior praça de Curitiba, em tamanho. Neste quesito, só perde para a praça Nossa Senhora da Salete, no Centro Cívico.
O terreno da praça fica em área de preservação ambiental, bem próximo da represa do rio Passaúna. Para construir o novo equipamento, a prefeitura transferiu 349 famílias que ocupavam de forma irregular a área.
Quem freqüenta a praça pode desfrutar de canchas esportivas, pista de skate, parquinho para as crianças, campo de futebol de grama, equipamentos de ginástica, mirante com vista para o lago da represa do rio Passaúna.
Novos parques – Outro grande ganho ambiental recente da região da CIC foi a assinatura da ordem de serviço para a construção de dois novos parques: a da Rua Bernardo Meyer e o da Vila Rigoni. Com eles, Curitiba passa a ter 25 milhões de metros quadrados de área verde, somando parques, bosques, praças e reservas particulares.
Os novos parques têm grande importância ecológica e social. Tanto na Vila Rigoni quanto na região da rua Bernardo Meyer moravam 244 famílias em situação de risco que foram transferidas e atendidas em novos loteamentos da Cohab.
As áreas que serão transformadas em parques amenizam o impacto das chuvas e reurbanizam a região. Os novos espaços de lazer e preservação ambiental vão ocupar uma faixa de 210 mil metros quadrados, numa extensão de quase três quilômetros, às margens do Rio Barigui.
A secretária do Meio Ambiente, Marilza Dias, explicou que os dois novos parques são parte de um projeto grandioso, o Viva Barigui, que prevê um único parque de 45 quilômetros de extensão formando um corredor de biodiversidade e de infra-estrutura às margens do rio Barigui.
Novas casas, sem riscos – A gestão de Luciano Ducci tem uma preocupação especial com as famílias que vivem em áreas de risco, sujeitas a enchentes, ou áreas de proteção ambiental. Essas medidas fazem parte da política habitacional de Curitiba.
Ao realocar 545 famílias das margens do Rio Barigui para o Moradias Corbélia, e outras 150 ao Moradias Aquarela, a Prefeitura cuida da segurança dessas famílias, levando-as para longe dos riscos e dos prejuízos com enchentes, garante a elas moradias dignas e contribui com o meio ambiente.
O Moradias Corbélia está com todas as suas ruas pavimentadas. A creche do conjunto foi inaugurada há pouco tempo e a COHAB está construindo uma escola ali, que começa a funcionar em 2013.
O programa de habitação na CIC também reassentou 418 famílias nos Moradias Ibaiti, castanheira e Arroio, originárias de vilas das bacias dos Rios Barigui e Formosa. Outras 349 famílias foram reassentadas no Alto do Bela Vista do Passaúna e mais 727 famílias da fila atendidas em apartamentos construídos com recursos de arrendamento residencial e Minha Casa, Minha Vida.
Eixo da Integração – Os deslocamentos dos 200 mil moradores dos conjuntos habitacionais da CIC e do Tatuquara ao centro de Curitiba estão bem mais rápidos e seguros com a construção e abertura do Eixo de Integração entre os dois bairros. Os moradores não precisam mais cruzar o contorno sul.
No Eixo de Integração, entregue pelo prefeito Luciano Ducci, na primeira quinzena de maio, foram investidos $ 22,8 milhões. São 5.600 metros de ruas pavimentadas, três trincheiras, calçadas, nova iluminação e paisagismo.
Moradores, comerciantes e lideranças comunitárias da região gostam muito dessa nova ligação CIC/Tatuquara ao Centro que segue em direção à avenida João Bettega, passando por três trincheiras sob a avenida Vicente Michelotto. As obras beneficiam as ruas Jovenilson Américo de Oliveira, Paul Garfunkel e Anjolilo Buzzetti, na Vila Verde.
Na Anjolilo Buzetti foram construídas três trincheiras, que se interligam com uma nova avenida, ao lado da BR-116. Esta avenida vai até a rua José Luiz Guerra Rego, ambas na CIC, até chegar a João Bettega.
OLHA MORO NO CIC NÃO VI NEM UM AVANÇO SOMENTE AQUELE QUE É COMPRADO EM FARMÁCIA ..