Arquivos

Categorias

Refúgio Biológico da Itaipu, em Foz, recebe duas Harpias vindas do ES

harpia

do G1 PR

O Refúgio Biológico Bela Vista da Usina Hidrelétrica de Itaipu em Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná, recebeu, na quinta-feira (1º), um casal de harpias. As aves, que são ameaçadas de extinção, foram trazidas de avião do Espirito Santo e chegaram por volta das 15h30 na cidade. Os animais foram acompanhados por um biólogo da Divisão de Áreas Protegidas (MARP.CD).

A transferência das harpias, de acordo com a Itaipu, é importante para a formação de plantel com maior diversidade genética. Além disso, ainda será possível aproveitar o período reprodutivo, que começa em setembro.

A Itaipu possui o maior projeto de reprodução de harpias em cativeiro do sul do Brasil e a ideia de reproduzir a espécie surgiu em 2000, quando o Refúgio Biológico recebeu uma harpia apreendida pela Polícia Civil. Após dois anos, chegou uma fêmea. A primeira reprodução das aves foi em janeiro de 2009.

A ave também é conhecida como gavião-real e chega a medir 2,5 m. Originalmente, a harpia habitava em uma região ampla que ia do sul do México ao norte da Argentina. Segundo a Itaipu, o desaparecimento das florestas fez com que reduzisse a população das aves, que precisam de grandes áreas de mata contínua para sobreviver.

No Brasil, a Harpia é encontrada na região do bioma amazônico, além de poucos registros na Mata Atlântica. No Paraná, ela é bem rara. O caso mais recente foi em 2005, quando foi encontrada uma em General Carneiro, no sul do estado.

Foto: Airton Serra/RPCTV