Por James Cimino, na coluna Outro Canal da Folha de S. Paulo:
A Procuradoria da República em São Paulo instaurou inquérito civil público para apurar a responsabilidade da Globo sobre a declaração, exibida no "Big Brother Brasil" no último dia 9, na qual Marcelo Dourado insinua que apenas homossexuais contraem o vírus da Aids. Segundo o procurador Jefferson Dias, da regional dos direitos do cidadão, se comprovada a responsabilidade, a emissora terá que elaborar, no próprio programa, uma resposta à declaração. Exemplo: uma campanha educativa para diminuir os danos causados pela informação equivocada.
Tanto o procurador quanto o infectologista Ronaldo Hallal, coordenador das diretrizes de tratamento de Aids no Ministério da Saúde, afirmam que, ao contrário do que disse Pedro Bial no programa, "a Globo tem responsabilidade, pois deu voz ao participante veiculando a declaração em rede nacional". Para o médico, a fala "reforça o estigma de que só homossexuais são portadores do HIV".
No mesmo dia, os acessos ao site www.aids.gov.br subiram de 7.000 para 17 mil. "Mas isso não se compara ao número de pessoas que viram o "BBB" e não foram ao site", diz Hallal. A Globo declarou, pela assessoria, que desconhece o inquérito e que, portanto, não poderia comentar o assunto. Reafirmou não ser responsável pelas "declarações e opiniões pessoais de participantes de reality shows".
Bom..apesar de não acompanhar o BBB, ontem ouvi um comentario que acredito possa ter sido um equívoco.. um rapaz que comentava sobre o reallity show soltou: ” O Pedro Bial, perguntou para um dos participantes do programa, qual era ‘ a dele’..o que ela ‘curtia’..se era ativo ou passivo… ” Acredito que esse tipo de informação é DESNECESSARIA ao público…ninguem é obrigado a ser questionado nem sobre opção sexual, muito menos sobre sua posição numa relação..(vergonha esse tipo de comportamento de algumas pessoas)…sem contar que ainda existam comentarios maldosos e preconceituosos nos tempos em que vivemos..onde a população gay é crescente e onde a propria emissora de televisão ‘acolhe’ tantos artistas assumidos ou que pelo menos vivem seus escandalos em colunas sociais de fofoca… se não querem dar espaço aos homossexuais..então pra que EXPLORAR a imagem dessas pessoas em rede nacional…o problema da impressa é que na maioria das vezes ela quer ser sensacionalista demais e perde a linha..depois vem com essa de ‘desconhecemos a situação’…
Boninho ou Globo merecem responder a inquérito? Segundo a Folha, a rede Globo poderá responder ao inquérito, o motivo, mais uma vez, BBB, neste caso décima edição. Mas não eh a toa, desta vez esta merece mesmo, Boninho liberou uma conversa em que a ignorância “mor” (Dourado), diz que AIDS não pode ser contraído por sexo entre heterossexuais, as vezes fico pensando; “o que se passa na cabeça de Boninho…, para que subir a edição umainformação destas, seria para confundir as pessoas”? Péssimo, me parece que este diretor não esta pronto para este tipo de trabalho e responsabilidade. Mas esperamos pelos que podem ajudar o Brasil, neste caso, que ate então se pronunciaram, o procurador “Jefferson Dias” e o infectologista “Ronaldo Hallal, parabéns aos dois que se opuseram as declaracoes feitas no programa, eh educando um pais que se melhora uma nação, a globo as vezes esquece.
http://24horasbigbrother.blogspot.com/