O deputado Ratinho Junior (PSD) destacou a importância dos polos industriais regionais para o desenvolvimento das cidades paranaenses e citou como exemplo os polos moveleiro (Arapongas) e vestuário (Cianorte) visitados por ele na última semana. “Cada região pode se especializar, como fizeram Arapongas e Cianorte, na produção de determinado setor de bens de consumo que podem atender outros estados e até exportados para outros países. Isso fortalece a economia, traz emprego, renda e desenvolvimento às cidades e seus moradores”, disse.
Na semana passada, Ratinho Junior se reuniu com representantes das indústrias do polo moveleiro do norte do Paraná. São 841 empresas, que geram mais de 22 mil empregos diretos e indiretos. Arapongas, sede do polo, abriga 139 indústrias do setor, gerando 13.011 empregos diretos e indiretos. “A produção das indústrias moveleiras de Arapongas representa 9,88% do PIB nacional”, destacou.
Em conversa com empresários e dirigentes do setor industrial, Ratinho Júnior reafirmou a sua visão de que o governo deve ser o grande indutor, o facilitador para que o setor produtivo gere mais emprego e renda. “Não podemos assistir a burocracia dificultando a vida dos empresários. Temos que ter um estado efetivo, mas também eficiente. Temos que ter agilidade nos processos para que o controle não se traduza em mais dificuldades”.
CONFECÇÃO
Em Cianorte, o deputado conheceu o polo de vestuário da região. Com cerca de 70 mil moradores, Cianorte é conhecida como a capital brasileira do vestuário e é responsável por 20% de todo jeans comercializado no país – 12 milhões de peças por mês.
“O polo formado por 50 cidades e tem 450 indústrias que ultrapassam a produção de mais de 600 grifes. A cada cinco moradores de Cianorte, três trabalham nas confecções, ou seja, mais da metade da população economicamente ativa tem sua renda proveniente da fabricação e venda de roupas e acessórios. É fundamental que esta região recebe incentivos e tenha uma infraestrutura adequada”, destacou.
A indústria de confecção, segundo o deputado, corresponde por mais de 50% da economia da cidade. “Em um raio de 100 quilômetros tem cidades com várias facções atendendo as indústrias de Cianorte. Ou seja, a geração de empregos alcança escalas bem maiores. É uma região que apostou em um segmento e que precisa ter o suporte do governo para continuar crescendo e gerando novas oportunidades”, disse.
Pré-candidato ao governo do Paraná, o deputado estadual Ratinho Júnior tem trabalho em um plano de governo que contempla a criação de polos industriais regionais. A ideia, segundo ele, “além de agregar novos valores à produção do agronegócio no Paraná, é descobrir e incentivar novos polos de produção industrial nas diversas regiões do estado. Vamos incentivar novos nichos de produção geradores de emprego e que tragam avanço econômico e social a todas as regiões”.
Deixe um comentário