Arquivos

Categorias

Ratinho Junior defende o uso da tecnologia para otimizar a força policial

O governador Carlos Massa Ratinho Jr entregou nesta sexta(22) novas viaturas, aparelhos etolométricos e coletes balísticos às unidades da Polícia Militar que pertencem ao 2 Comando Regional - Londrina e região. Londrina,22/02/2019 Foto:Jaelson Lucas / ANPr

 

O governador Carlos Massa Ratinho Junior entregou nesta sexta-feira (22) novas viaturas, aparelhos etilométricos e coletes balísticos às unidades da Polícia Militar que pertencem ao 2º Comando Regional – Londrina e região. São 11 viaturas (Etios e Trailblazers), oito veículos tipo van para policiamento preventivo, 52 aparelhos etilométricos. Na solenidade, realizada em Londrina, também foi lançado o aplicativo APP 190 – Emergência Paraná nos sistemas IOS e Android. Foi o primeiro lançamento no Interior do Estado.

Investimentos em segurança pública, afirmou Ratinho Junior, é um anseio da sociedade. “A missão do governo é reestruturar a Polícia Civil e Polícia Militar, reequipar e trabalhar com muita inteligência e tecnologia para otimizar a força policial e os equipamentos”, disse.

O governador ressaltou o uso do Aplicativo 190, ferramenta que agiliza o atendimento ao cidadão. O aplicativo já está em uso em Curitiba, onde cerca de 17 mil pessoas, sendo 83 com deficiência auditiva, já baixaram a ferramenta. Com ela, o cidadão tem facilidade no repasse de informações, interação e agilidade, além do acompanhamento da ocorrência em tempo real.

A solenidade de lançamento em Londrina teve tradução em Libras porque o próprio aplicativo é inclusivo. Com ele, uma pessoa com deficiência fonoaudiólogica consegue interagir com a Polícia Militar, sem precisar de uma terceira pessoa com a capacidade de fala e audição para intermediar.

Segundo Ratinho Junior, o objetivo é fazer com que a tecnologia caminhe lado a lado com os policiais. “Não se pode falar de segurança pública sem falar da presença física dos policiais, junto com tecnologia. Esse é um dos programas já estamos implantando em boa parte do Estado”, disse ele.